Agarrar pelo topete

  A mitologia grega retrata um de seus deuses de duas maneiras e com dois nomes: cronos e kairós. Cronos é o deus do tempo. Ele tem um péssi...

 


A mitologia grega retrata um de seus deuses de duas maneiras e com dois nomes: cronos e kairós. Cronos é o deus do tempo. Ele tem um péssimo hábito alimentar: devora todos os seus filhos! Ora, não é isso, que o tempo acaba fazendo com a gente? Algum de nós, irá ficar para semente? Cronos é o tempo medido, cronometrado, implacável com tudo e com todos. A outra representação da divindade é kairós. Kairós é o tempo psicológico. Ele não tem a mesma duração do outro. Quer uma prova? Qual  tempo demora mais a passar, quando você está tomando uma injeção na veia ou diante da pessoa amada? O primeiro tempo dura uma eternidade, não é mesmo? Kairós era representado com um topete no alto da testa – tenho inveja dele – mas a parte traseira da cabeça era calva. Dessa parte não tenho inveja. A ideia era a seguinte: Quando a oportunidade, representada por esse deus, passar perto de você, agarre-a pelo topete, porque senão ela nunca mais volta. Contei essa lereia toda só para dizer que “cavalo arreado só passa na sua porta uma vez!” Agora vamos ao que interessa:

O que nos interessa hoje é comentar uma passagem do Evangelho de São Mateus (Mt 19, 16 -22). Trata-se do diálogo de Jesus com um jovem que não soube agarrar o kairós pelo topete, isso é, perdeu uma grande e única oportunidade. O caso foi o seguinte:

O camarada aproximou-se de Jesus e com uma prosa macia perguntou: Mestre, o que devo fazer de bom para possuir a vida eterna? O forte desse moço era possuir. Ele já era rico, já tinha um grande tesouro, mas quis adquirir também a vida eterna. Jesus orientou-lhe a cumprir os mandamentos e ele disse que isso já fazia desde criança. Ato contínuo, interrogou: O que ainda me falta? Foi aí que aconteceu o pulo do gato, pois, Jesus tocou em seu ponto fraco, no seu calcanhar de Aquiles. Mas, se o ponto fraco do tal Aquiles era o calcanhar, a parte mais sensível desse moço era o bolso. Conhece gente assim? Pois é. Jesus o orientou a vender os seus bens e dar o dinheiro aos pobres para adquirir um tesouro no céu. E o que foi que ele fez? Nada! Tirou o time de campo, pois, era muito rico e não quis trocar o tesouro da terra pelo tesouro do céu.

O moço do Evangelho perdeu uma grande oportunidade. Tivesse aceitado o desafio de Jesus, hoje teria seu nome lembrado, dois mil anos depois e, além disso, estaria rico no céu. Deixou de agarrar kariós pelo topete; deixou escorregar pelos dedos uma grande oportunidade para se tornar santo; deixou de seguir Jesus para cuidar de suas ninharias e, pelo visto, ele tinha muita ninharia! Será que valeu a pena? Talvez, você me lembre do que disse Fernando Pessoa: Tudo vale a pena se a alma não é pequena! Mas, essa afirmação, não se aplica ao caso em questão, pois, quem troca o Reino de Deus por uma galinha choca, realmente, tem a alma pequena. Esse moço perdeu a maior oportunidade de sua vida mas, não conseguiu desapegar-se, de suas tranqueiras. Isso é um risco que todos corremos. Deixar passar a oportunidade de servir a Deus. Você já rejeitou um convite para servir a Deus?

Tenho medo que me aconteça o mesmo que aconteceu àquele jovem. Deus é muito sutil e discreto. Ele convida, mas, não nos obriga a nada. Sabe respeitar nossa liberdade e nosso tempo. Mas, corro o risco de não servi-lo, para cuidar de coisas pequenas do meu interesse. Enquanto isso, junto ao cronos, passa também o kairós e, à mim, não resta outra coisa, a não ser chorar o leite derramado.

Imagem de Henryk Niestrój por Pixabay

Related

Crônicas 6035102473479757948

Postar um comentário

  1. Jesus dá a receita rápida de santidade para o jovem e para todos nos. Caminho certo é estar conectado ao mundo espiritual, e não este mundo com predominância dos valores materiais.
    Confesso que é para poucos e quisera eu ter esta aceitação tranquilamente, mas faço o possivel para não ser uma tola sendo escrava do dinheiro e dos bens materiais.
    O apegado está doente, o desapegado encontrou a cura.
    Nota - não conhecia esta música ao final gostei.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo,que trabalho maravilhoso do Padre Geraldo Gabriel!Todos os mandamentos são importantes,mas Jesus pede para ter cuidado principalmente -nao matar,honrar Pai e Mãe.Nao levantar falso testemunho.Sao caminhos para entrar na vida eterna.Um rico pode entrar no céus,se ele viver uma vida,voltada pelos pobres.Ajudando o irmão que sofre.Sendo misericordioso para com todas as pessoas que o cercam.Este é o caminho para chegar ao céus.E seguir os mandamentos de Jesus é muito importante.Todos nós devemos caminhar para a perfeição.O caminho da Santidade é difícil,mas devemos procurar este caminho, porque Jesus vai nos encontrar,e cobrar de nós tudo que acontecer em nossa vida.

    ResponderExcluir
  3. 👏👏👏👏👏 cada uma reflexão melhor que a outra

    ResponderExcluir
  4. Na adolescência recebi um convite a conversão. Mas a idade , o medo e o mundo não me deixaram prosseguir. Hoje em dia se me chamarem para rezar um terço lá na casa do Sérgio Malandro eu vou. Espero que o meu Kairós me dê uma nova chance.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item