Eu vim trazer fogo à terra!

  Existem certas passagens bíblicas que são áridas e provocam em nós, que pregamos todos os dias, o desejo de, simplesmente, virá-las. Uma d...

 


Existem certas passagens bíblicas que são áridas e provocam em nós, que pregamos todos os dias, o desejo de, simplesmente, virá-las. Uma delas é essa de São Lucas (Lc 12, 49 – 53), quando Jesus disse: Eu vim lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já tivesse aceso!

Ninguém haverá de pensar que Jesus fosse um piromaníaco e gostasse de botar fogo no mundo. Temos que compreender o que está por detrás de suas palavras. Esse fogo de que ele fala é o amor.  E quem não gostaria que a terra toda estivesse incendiada pelo amor?

No dia de Pentecostes, estando os apóstolos reunidos “apareceram-lhes  como que umas línguas de fogo, que pousaram repartidas sobre cada um deles (At 2, 3). Cheios desse amor divino os apóstolos se espalharam pelo mundo com o objetivo de iluminá-lo. Hoje, essa tarefa deveria ser nossa pois, no dia em que fomos batizados, recebemos uma vela acesa para iluminar o mundo com a chama da fé. Se cada batizado iluminasse o seu entorno, o seu lugar de convivência, o mundo não estaria tão escuro e gelado. O fogo que Jesus trouxe à terra foi ele mesmo que, com sua mensagem, faz arder o coração de quem o escuta( Lc 24, 32) e esse fogo é tão forte que nem as águas do inferno conseguirão apagá-lo (Ct 8, 6ss).

Uma das propriedades da luz é espantar as trevas. Talvez, o mundo esteja trevoso demais pela falta de nosso testemunho cristão. Dar esse testemunho, no entanto, não é fácil, é nadar contra a maré do paganismo dos dias atuais. Às vezes, temos que enfrentar certas rupturas até mesmo dentro de casa com aqueles que nos são mais próximos para testemunhar Jesus.  Pode acontecer que até numa mesma família uns fiquem do lado de cristo e outros contra ele. Até que chegue o dia do juízo divino viveremos numa constante tensão. Somente ao final dos tempos os cabritos serão separados das ovelhas. Por enquanto, temos que conviver no mesmo barco e nem sempre as ovelhas saem vitoriosas.

A imagem do fogo, na bíblia, muitas vezes foi aplicada ao julgamento divino. Nesse dia é que seremos limpos e purificados. Mas, esse fogo já acontece agora purificando e limpando os corações de cada um por meio da palavra de Jesus e pelo poder de seu espírito.

Além de incendiar o mundo de amor, Jesus também disse que não veio nos trazer uma paz aos moldes do mundo. Nos moldes desse,  a paz é acomodação. A paz que Jesus nos traz é uma paz inquieta e empenhada na construção de um mundo mais fraterno e habitável para todos. Alguns, no entanto, não querem esse tipo de paz e pensam que irão garantir a paz pelo poder das armas. A paz que Cristo nos traz muda o homem de dentro para fora, pois muda seu coração. Quem já teve o coração incendiado pelo amor a Cristo coloca-o acima de todas as coisas, às vezes, até mesmo acima da própria vida. Foi em nome desse amor que ardia em seu coração que Jesus enfrentou a própria morte e morte de cruz. A cruz, portanto, é o maior sinal de amor de Deus por nós. Pense nisso!

Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/doze-ap%C3%B3stolos-austr%C3%A1lia-pedras-2372379/

Related

Reflexões 807492260645033892

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item