É preciso rezar sempre!

  Existem hábitos que deveriam fazer parte de nossas rotinas assim como o hábito de tomar banho, todos os dias, por exemplo. Você chega em c...

 


Existem hábitos que deveriam fazer parte de nossas rotinas assim como o hábito de tomar banho, todos os dias, por exemplo. Você chega em casa, suado e cansado, mas, ganha novo vigor após de uma boa chuveirada. A prática de atividades físicas também deveriam fazer parte de nossas vidas. Nesse quesito é preciso tomar cuidado pois, a gente sempre arranja desculpas para não se exercitar. Nosso corpo precisa ser trabalhado para não se atrofiar. Todo mundo vai envelhecer e isso é normal, mas é preciso envelhecer com saúde. Por isso, precisamos cuidar do corpo evitando extravagâncias desnecessárias e praticando atividades físicas. Mas, não basta cuidar do corpo. Precisamos de cuidado integral pois, somos mais do que um corpo físico. Por isso, é preciso cuidar também da espiritualidade. Foi nesse sentido que Jesus nos disse que é preciso rezar sempre sem nunca desistir (Lc 18, 1 – 8).

Para falar da necessidade da oração Jesus contou uma parábola no Evangelho. Havia uma viúva insistente e um juiz iníquo. Ela exigia justiça e ele nada fazia pois, não temia a Deus nem aos homens. Mas, de tanta insistência da viúva aquele juiz acabou lhe atendendo. Diferente do juiz da parábola, Deus é bom e rico em misericórdia. Por isso, está sempre disposto em nos atender. Nós, no entanto, somos apressados e queremos ser atendidos na data e hora que desejamos. Deus nos conhece e sabe, melhor do que nós, do que precisamos. Na verdade, não sabemos pedir nem o que pedir. Às vezes, pedimos coisas que não contribuem com nossa santidade. Nesse caso, Deus não irá nos atender. Pode acontecer que ele não resolva o nosso problemas mas, nos dá forças para que nós mesmos o resolvamos. Às vezes, é preciso conviver com um “espinho na carne” para nosso crescimento espiritual:

“Para que eu não me enchesse de orgulho por causa dessas revelações extraordinárias, foi-me dado um espinho na carne, um anjo de Satanás para me bater, a fim de que eu não me enchesse de orgulho. Por causa disso, três vezes, pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Mas, o Senhor me respondeu: Para você é suficiente a minha graça, pois, a força se cumpre na fraqueza” (2 Cor 12, 7 – 9).

Nem sempre sabemos conviver com o espinho na carne e dizemos que Deus nos abandonou ou se esqueceu de nós. Mas, qual mãe é capaz de se esquecer de seus filhos? (Is 49, 15). Deus jamais se esquece de nós mas, nós nos esquecemos dele, facilmente. A oração não é uma fórmula mágica para fazer Deus se curvar diante de nossos desejos. Ela é um diálogo amoroso entre duas pessoas que se amam, ou seja, o filho com o pai.  Não é pecado pedir na oração. Mas, devemos pedir aquilo que contribui com nossa santidade. Pedir o pãozinho de cada dia é diferente do que pedir uma tonelada de pão para acumular. Pedir para que Deus nos livre das tentações é muito nobre, principalmente, da tentação de acumular só pra si mesmo.

A oração é um diálogo com Deus. No diálogo quem fala também escuta. Não podemos simplesmente despejar nossas inquietações diante de Deus. É preciso sintonizar na sua frequência e ouvir o que ele tem a nos dizer. Podemos rezar por nós mesmos ou pelos outros, pois, a oração de intercessão é muito valiosa. A Bíblia mostra uma situação curiosa nesse sentido. Os hebreus envolveram numa guerra contra os amalecitas enquanto caminhava para a terra prometida. Enquanto os homens punham-se a guerrear Moisés intercedia a Deus, pelo seu povo, com as mãos levantadas. Para que ele não se cansasse Aarão e Ur seguravam seus braços pois, quando ele se cansava de ficar em oração, o povo perdia a guerra (Êx 17, 8-13). A lição é clara: O que garantiu a vitória nesse conflito não foi a força dos soldados mas, a oração de Moisés. Nas batalhas da vida nunca devemos contar, apenas, com nossas forças é preciso, antes, contar com a força de Deus. Pense nisso!

Imagem: Gerada a partir de IA

Related

Reflexões 1917944444673052879

Postar um comentário

  1. A oração é um diálogo amoroso com Deus! Sem oração nossa alma definha! Busquemos sempre forças na oração!

    ResponderExcluir
  2. Padre realmente é preciso rezar , principalmente quando nossa ação é impotente nos resta a oração, por exemplo, as guerras que assistimos e nos entristece. Devemos rezar sempre, porque sabemos a força que tem, mas fazer oração também de gratidão deve lembrada.
    Peço licença para divulgar a oração de Santa Tereza de Avila que gosto muito.
    "Que nada nos pertube, que nada nos apavore, tudo passa. Só Deus não muda, a paciência tudo alcança quem tem Deus nada lhe falta, só Deus basta."

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item