Violência nua e crua

Numa coisa acho que você vai concordar comigo: O mundo está meio virado pelo avesso. Que o homem seja cruel não me parece novidade. A no...

Numa coisa acho que você vai concordar comigo: O mundo está meio virado pelo avesso. Que o homem seja cruel não me parece novidade. A novidade é que tal crueldade nunca esteve presente de forma tão nua e crua. Ando escandalizado com a violência de alguns grupos fanáticos que dizem agir em nome de Deus e cometem verdadeiras barbaridades: Queimam vivas ou afogam suas vítimas, e o que é pior: filmam suas atrocidades e postam na internet.  Às vezes me pergunto sobre o propósito de tantas crueldades. Quanto se mata alguém assim, não se mata apenas a vítima mas, destrói uma família inteira! Deus, ainda que compreendido de formas diferentes (justiça, compaixão, misericórdia), jamais se compactua com tais fanatismos. E nós também não podemos nos conformar com isso. Não pode ser normal o que alguns grupos andam aprontando. Ao longo da história a humanidade já cometeu diversos horrores (bomba atômica, nazismo, genocídios)... Mas, será que isso tudo não serviu de escola?
Diante do exposto acima, podemos também questionar o papel dos meios de comunicação. Vejo que, de maneira geral, os meios de comunicação dão muito espaço para a notícia ruim. Costumo ouvir dizer que notícia boa não dá ibope. Mas, em nome do tal ibope, podemos vender a própria alma? Podemos isentar de responsabilidades que dá tanto espaço para esse tipo de notícia? Não basta dizer que o povo gosta de notícia ruim. O povo tem alternativa senão assistir, passivamente, a esse quadro de horrores?  Como nos proteger então, da influência negativa desses meios?  Que filtros usar para separar o que presta do imprestável?
Não tenho bola de cristal. Mas, acho que diversas iniciativas precisam ser  tomadas com urgência. Tudo deve começar na família. É na família que precisamos discutir o uso da TV, telefone e outras mídias. Quando não existe nenhuma censura em casa a coisa desanda.  Não se trata de desligar tudo e se isolar do mundo, ainda que isso nos pareça tentador. É bom lembrar-se da fala de São Paulo: Eu tudo posso, mas nem tudo me convém(1Cor 6,12). Traduzindo para o nosso tempo eu diria: Prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. 

Related

Crônicas 378878353835612356

Postar um comentário

  1. Oi Padre boa tarde está história do carvão me comove muito porque São Tomás é um homem íntegro,justo e fiel a sua fé gosto muito de ler suas publicações.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item