Natanael

Não se assuste se eu lhe disser que, nesse exato momento, Deus está de olho em você! Mas, não se preocupe. Deus não é um "cobrador"...

Não se assuste se eu lhe disser que, nesse exato momento, Deus está de olho em você! Mas, não se preocupe. Deus não é um "cobrador" ou fiscal do governo. O seu olhar sobre nós é um olhar cheio de amor. Foi assim que "viu Natanael debaixo da figueira". Viu, gostou dele e o atraiu a si. Isso foi o mais importante. Tomara que Deus faça isso também comigo e com você!

No dia 24 de agosto celebramos São Bartolomeu, Apóstolo ou São Natanael. A tradição viu em Natanael o mesmo Bartolomeu, um homem "sem falsidade", nas palavras de Jesus. Natanael,  chamado para encontrar-se com Jesus através de Filipe. Isso pode ser conferido no início do Evangelho de S. João (Jo, 1,35-42).  Esse trecho bíblico trás muitas idéias interessantes. Ao chamar Natanael, nome quer dizer dom de Deus, Filipe demonstra grande entusiasmo: “Encontramos aquele que foi anunciado por Moisés e pelos profetas”! Em outras palavras: o que foi encontrado já foi anunciado pela lei e pelos profetas. Natanael não é de ir em conversa. Por isso, questiona se poderia sair coisa boa de Nazaré. Certamente, já sabia que aquele que fora encontrado era de origem humilde. Nazaré era um lugar muito pobre e simples.  Ainda relutante, resolveu acompanhar Filipe. Qual foi sua surpresa logo no primeiro encontro! Jesus o elogia como “israelita autêntico”, sem fingimento. De onde me conheces? – Pergunta Natanael. - Antes que Filipe te chamasse eu te vi sob a figueira, disse Jesus. Assustado com aquela revelação, Natanael exagera: chama Jesus de mestre, rei e Filho de Deus. “Mestre, tu és o Filho de Deus o rei de Israel”. Após o susto inicial Jesus lhe garante que ele ainda verá coisas maiores. Verá o céu aberto e os anjos subindo e descendo sobre o Filho do Homem.

De posse desse texto podemos refletir:

O que Natanael fazia sob a figueira? Parece que era um hábito, daquele tempo, refletir sobre a lei, e rezar debaixo das figueiras. Que bom se nós também tivéssemos nossas figueiras para rezar um pouquinho durante dia! Confesso que tenho minha figueira, ou seja, um cantinho, onde me coloco para rezar todos os dias. Esse cantinho pode ser o ponto do ônibus, um banco do jardim, uma árvore frondosa, ou mesmo a beira de um rio... Cada um, conforme suas possibilidades poderá encontrar um canto para conversar com Deus. Alguns motoristas fazem isso na cabine do caminhão...

A figueira também foi comparada, muitas vezes, ao povo de Israel, que, seco para Deus, era incapaz de produzir frutos. Deve ser muito triste para Deus essa constatação. Assim como o agricultor espera os frutos de sua lavoura, Deus também espera bons frutos de cada um de nós. 

No Evangelho me chama a atenção a fala do Apóstolo Filipe: Encontramos o Messias! Certamente, ele diz isso como alguém que encontrou um tesouro. A espera do Messias era uma espera milenar em Israel. Imagino que Filipe disse isso com grande brilho nos olhos. E um testemunho feito dessa maneira deve ser acatado. Filipe é portador daquela alegria única de quem já se encontrou com Deus e com o sentido maior de sua vida. O seu testemunho falou mais alto do que a descrença de Natanael. Acho que isso é uma boa lição para cada um de nós. De que maneira falamos de Cristo às pessoas? Será que ao falar de Jesus temos brilho no olhar? 

Ao final da conversa com Natanael Jesus lhe promete que ele ainda verá coisas maiores. Verá o céu aberto e os anjos subindo e descendo sobre o filho do homem como se ele fosse uma escada. Jesus, de fato é essa escada por meio da qual podemos subir ao céu. Mas, nós também devemos ser ponte de ligação entre o céu e a terra. Nosso amor a Deus e nosso testemunho cristão pode transportar as pessoas  para Deus ainda nos dias atuais. 

A visão da escada ligando a terra ao céu faz lembrar o sonho de Jacó (Gn 28,10) no Antigo Testamento. Mas, se Natanael era autêntico e sem fingimento, o mesmo, talvez, não pudesse afirmar com relação a Jacó. Este driblou o próprio irmão Esaú e, com ajuda de Rebeca, sua mãe, enganou Isac, seu pai, para roubar-lhe a bênção que deveria ser do irmão (Gn 27). A escada que ele viu, em sonhos, poderia ser uma "pálida" imagem do futuro messias. Se por um lado Jacó( que depois foi chamado de Israel) estava longe da escada, Natanael era autêntico e estava próximo dessa escada que era o próprio Cristo. Jesus parece não endossar o excesso de títulos (mestre, rei, Filho de Deus) que lhe foi atribuído por Natanael. Adota apenas o título de Filho do Homem. Enquanto Filho do Homem ele está bem próximo de nós. Aliás, “o Verbo se fez carne”, mostra que Ele se fez assim, exatamente, para ficar perto de nós. 

Para ser discípulo de Cristo é preciso libertar-se do fingimento. Essa ideia precisa ser reavivada em nós. Ela remete à reflexão sobre a qualidade dos cristãos. Não dá para seguir Jesus quem pretende continuar cheio de dobras. Natanael foi discípulo verdadeiro, sem dobras ou fingimento. Hoje  é citado como modelo de vida  para todos nós!

São Natanael, rogai por nós!

Imagem de Thomas Hoang por Pixabay 

Related

Reflexões 4382092047321731583

Postar um comentário

  1. Padre Gabriel o senhor ao falar sobre a palavra de Deus você me faz chorar de emoção diante de tamanha beleza e amor de Deus por todos nós filhos Dele.Deus o abençoe por Ser esse cansl de bênçãos entre nos.!

    ResponderExcluir
  2. Deus continue te abençoando pela palavra maravilhosa que você nos fala todos os dias. Fica com Deus

    ResponderExcluir
  3. Deus continue te abençoando pela as palavras maravilhosas que você nos fala todos os dias. Fica com Deus

    ResponderExcluir
  4. Padre Gabriel nos faz chorar pela beleza e reslidade!

    ResponderExcluir
  5. O padre Fábio de Melo, citou uma visita que ele fez na capela cistina em Roma. A maravilhosa arquetetura, as obras de arte, lindo , mas, não tinha a força de fazer a pessoa rezar com simplicidade. Rezar , encontar com Deus está mesmo debaixo da Figueira, no cabo da enxada , onde estivermos em sintonia o eu com Deus. Que são Natanael nos ajude a nós livrar das amarras do fingimento e viver a simplicidade de encontar jesus onde a gente estiver.

    ResponderExcluir
  6. Sábias reflexões como esta nós faz pensar como estamos relacionando com o mundo

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre Gabriel. Tenho acompanhado o seu blog , lendo as reflexões e assistindo os todos vídeos q faz um bem muito grande p gente, além de nos trazer cultura como na série a escravidão no Brasil. Muito obrigada! Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  8. Belo texto, sábias palavras.
    São Natanael rogai por nós!

    ResponderExcluir
  9. Meu querido Padre Gabriel sua pregação e suas palavras pregando a palavra de Deus sempre foram maravilhosas que Deus te abençoe sempre 🙏

    ResponderExcluir
  10. Deus seja louvado por sua vida Padre Gabriel que é um verdadeiro apóstolo dos dias atuais que nos leva a conhecer e amar a Cristo.

    ResponderExcluir
  11. Que bom seria que se todas as vezes que Deus olhasse para nós, estivéssemos pensando em fazer o bem. Quando ele olhou para Natanael ele sentiu a bondade dentro do seu coração. Assim também devemos ser um depósito do amor de Deus, espalhando-o todo em nossa volta...

    ResponderExcluir
  12. Que este olhar cheio de amor, acalme meu coração neste momento de dor.

    ResponderExcluir
  13. Amei a reflexão e fico pensando quantas dobras preciso desfazer da minha vida e quando preciso me espelhar em São Natanael, obrigado padre.

    ResponderExcluir
  14. Linda reflexão Padre Geraldo, Deus nos olha a cada instante; antes de falarmos alguma coisa, Deus já sabe o que pensamos em falar. Todo tempo que tiramos para Deus é pouco, pela tamanha grandeza de Deus e pelo imenso amor que ele tem para cada um de nós. Devemos sempre tentar seguir seus ensinamentos sempre sermos humildes de coração!!! Deus é nosso criador, nosso pai e nosso salvador!!! Todo tanto que agradecemos é pouco diante da grandeza e do amor de Deus por nós!!!

    ResponderExcluir
  15. ..."Não se assuste se eu lhe disser que, nesse exato momento, Deus está de olho em você! Mas, não se preocupe. Deus não é um "cobrador" ou fiscal do governo. O seu olhar sobre nós é um olhar cheio de amor."..

    ResponderExcluir
  16. Tenho sim minhas figueiras, e as vezes me pergunto se Deus esta olhando pra mim ou por mim, tantos tropeços...
    A sua reflexao me faz acreditar que sim, que Deus está me olhando com amor, senao eu nao daria conta.
    Ouvi o Senhor pela manhã e entendi que a figueira, local meu de encontro com Deus, é muito importante, a minha figueira.
    Sempre disse que Deus está pronto para nos atender, podemos passar dias sem falar com Ele mas quando o procuramos Ele está sempre disponível. então temos que ser fiel a Ele e sempre estar com Ele.

    ResponderExcluir
  17. É de se ter uma alegria e uma gratidão imensa, porque Deus neste exato momento está de olho em mim. 🙏🏿

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item