Os trabalhadores da última hora

  Para cerca de 12 milhões de brasileiros a melhor notícia seria um anúncio de emprego. Não existe nada pior, para um pai de família, que nã...

 

Para cerca de 12 milhões de brasileiros a melhor notícia seria um anúncio de emprego. Não existe nada pior, para um pai de família, que não trazer o sustento para os seus. Infelizmente, o quadro de desemprego no Brasil leva muitos ao desespero. O trabalho informal cresce e, cresce também, os “bicos”, ou seja, pequenos serviços temporários. Trabalhar menos, para muitos, significa ganhar menos. Não trabalhar é não ganhar nada. Isso nos parece óbvio.

No Evangelho de São Mateus (20,1-16), através de uma parábola, Jesus nos mostra a realidade de muitos, naquele tempo. Ao que parece, também havia desemprego. Alguém saiu para contratar trabalhadores e não teve dificuldades. Até às cinco horas da tarde havia gente, assentada, nos bancos das praças esperando uma chance de trabalho. A surpresa da parábola aconteceu na hora do pagamento da diária. Todos receberam o mesmo pagamento! Mas, como foi isso? Qual foi o critério adotado pelo patrão para pagar todos igualmente? Não teria sido injusto com os primeiros contratados?

É preciso esclarecer que a justiça divina é diferente da nossa. Apesar de alguns, terem sido contratados ao final do dia, possuíam as mesmas necessidades daqueles, que foram contratados, inicialmente. O “patrão” pagou o que foi combinado com os primeiros. Mas, ao ver a necessidade dos últimos, pagou-os, igualmente. Não foi injusto com ninguém! Mas, foi generoso com os últimos. É isso que nos causa estranheza na história. Nosso conceito de justiça pode ser claro. Mas, nosso conceito de generosidade é meio embaçado.

Saindo da história para a vida podemos concluir que Deus chama todos nós para estarmos perto dele. Alguns recebem esse privilégio na aurora da existência. Santa Terezinha do Menino Jesus foi uma dessas. Desde criança, quis servir a Deus, na vida religiosa. Outros são chamados na metade da vida. Existem, ainda, aqueles que são chamados com idade mais avançada. Para Deus, isso não importa muito. Importa mais, a maneira como respondemos a esse chamamento. Não adianta viver muito e viver mal. Importa viver bem. E viver bem é viver perto de Deus. Melhor seria viver muito e viver bem. Foi o que aconteceu com São Vicente de Paulo, que viveu longos anos sem nunca deixar de servir a Deus, na pessoa dos pobres.

Deus não conta o tempo como nós. Para Ele a idade da pessoa não importa muito. Por isso, qualquer tempo é tempo de conversão, de mudança de vida. Essa chance só termina com a morte. Mas, até no último segundo de nossa vida podemos nos arrepender e suplicar pela misericórdia divina. Não foi isso que aconteceu ao bom ladrão? Ele já estava em agonia para morrer e, mesmo assim, foi salvo pela bondade de Jesus. Fo bem esperto. Conseguiu a salvação no último segundo de vida. Esse foi um dos trabalhadores contratados na última hora, ou melhor, no último minuto. Na verdade, nem teve tempo de trabalhar para Deus. E, no entanto, o seu pagamento foi generoso, pois nenhuma moeda desse mundo é capaz de pagar o ingresso para o céu.

Eu não sei se você já sentiu o chamado de Deus. Talvez, não quis ouvir para não ter que mudar de vida. Mas, é bom se lembrar de que a vida passa e a sua batata está assando. Não deixe para depois a resposta que você pode dar hoje mesmo. E só você pode responder a um chamado pessoal. “Se ouvires a voz do vento” diga sim, enquanto há tempo!

Imagem de Antonios Ntoumas por Pixabay 

Related

Reflexões 3701957674285361490

Postar um comentário

  1. "São muitos os convidados, quase ninguém tem tempo"

    Belo texto. 🙏

    ResponderExcluir
  2. Belíssima reflexão. Só não diz "sim" quem não quer, ou melhor, quem não sabe ouvir a voz do "vento"
    Obrigada, por sua contribuição para entendermos que "meia dúzia é seis"
    Dia abencoado

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, muito bonito essa reflexão.
    DEUS te dê muita saúde para nos está sempre nós colocando a vivenciamos com o café da manhã com a palavra de Deus e essas reflexões muito bonitas.
    DEUS ABENÇOE sempre.

    ResponderExcluir
  4. Sempre uma bela reflexão!
    Soube,com a maestria de sempre, nos lembrar a grandeza da generosidade de Deus que pode nos salvar até no último instante de nossa vida...

    ResponderExcluir
  5. Parabens pela linda reflexcao o senhor tem o dom de falar do geito que todos entende Deus lhe abencoe obg

    ResponderExcluir
  6. Bela reflexão, realmente o olhar de Deus para nós, é um olhar diferente, é um olhar generoso, que sabe ajudar , que sabe acolher. O Jeito de Deus ajir é diferente. Para ele não tem a primeira ou a segunda hora, ele olha a necessidade de cada um, de cada coração. Uns encontra ou seja tem a intimidade com Deus na primeira hora,outros na segunda, outros no último segundo. Mas temos que está sempre atentos ao Chamado de Deus.

    ResponderExcluir
  7. Maravilhosa a reflexão com o Sr a gente entende muito bem a mensagem de Jesus pra nós 👏👏

    ResponderExcluir
  8. Maravilhosa reflexao,🙏Todos somos iguais perante a Deus ..A justica Divina nao falha nunca..Deus nao dorme..E nunca e tarde demais para aceitar a Viver com Deus🙏Nunca estamos sozinhos ..Ele esta conosco Sempre

    ResponderExcluir
  9. Como é bom ouvir a voz de Deus. Sentir sua presença na nossa vida. Ser fiel a Deus.

    ResponderExcluir
  10. Bela reflexão! O senhor sempre nos ensinando a palavra de Deus de maneira simples e que fica em nossos corações. Deus te abençoe sempre!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item