Lição dos Ipês

 Minha amiga Débora enviou-me, pelo Watssap, uma foto que tirou nas proximidades de sua casa. Era a foto de um ipê amarelo que contrastava c...


 Minha amiga Débora enviou-me, pelo Watssap, uma foto que tirou nas proximidades de sua casa. Era a foto de um ipê amarelo que contrastava com a paisagem ressecada de agosto. Gostei da foto e da sensibilidade de Débora que quis eternizar aquele momento de rara beleza. Na época da foto ela morava num lugar bem alto e, por isso, via o sol nascer primeiro. As manhãs são lindas quando vistas da montanha e o entardecer um verdadeiro deslumbramento! É preciso ser muito opaco para não ser fisgado por tanta beleza!

Não há nada mais lindo do que um ipê florido no mês de setembro. Ele me lembra das gemadas de ovos, que meu pai fazia para nós, quando éramos criança. O amarelo do ipê faz com que ele seja um verdadeiro destaque no meio do cerrado. De longe ele é bonito e de perto, mais ainda! Suas flores caídas  forram o chão seco com grande um lençol amarelo. Os passarinhos fazem festa em suas ramagens como se comemorassem alguma coisa. Ignorando a secura da terra e o embaçado do clima o ipê floresce por inteiro, sob o céu sem nuvens. Diante de tanta beleza é impossível não se lembrar de Deus.

Certa ocasião, eu e mais um grupo de pessoas plantamos diversas mudas de ipê margeando as escadarias que dão acesso ao monumento do Cristo Redentor, em Pará de Minas. As mudas que prosperaram hoje já estão crescidas e, brevemente, irão enfeitar mais ainda nosso cenário...

O ipê, mesmo sem saber nos transmite uma lição: É preciso florir apesar da terra seca e da falta de água! Pois é. Como somos diferentes dele! Quando os problemas se avolumam costumamos entrar em crise e reclamar de tudo. A fé desaparece e a gente tem dificuldades em perceber a presença de Deus em nossa vida. O ipê nos ensina que nesses momentos também precisamos florir e fazer diferença na paisagem. Não dá para viver sem dificuldades. Elas existem para todos. Deus não escolheu somente a mim para sofrer. Somos meio ingratos com Deus. Nas horas de provação reclamamos dele, mas nas horas de alegria nem sempre lhe agradecemos.

Diante do sofrimento a gente fica sem forças e incapaz de florescimentos. O mundo perde a graça para nós. Costumamos reclamar de tudo e até a felicidade dos outros passam a nos incomodar. Gostamos muito da experiência do Monte Tabor, mas não sabemos enfrentar Calvário... É uma pena! Deveríamos aproveitar tudo isso para nosso crescimento espiritual. Existe um tipo de crescimento que exige a dor como adubo. Dificilmente, a gente cresce na passarela em meio aos aplausos. Vale lembrar que os versos mais lindos do seu “Canto Espiritual”, foram escritos quando São João da Cruz estava na prisão... Ele foi como o ipê que, apesar da secura do meio, não deixou de florir e semear suas sementes. Mais do que poesia mística, João da Cruz deixou uma grande obra de arte para todos os tempos. Sua poesia é capaz de transformar vidas!

São João da Cruz é o padroeiro do Bairro Cecília Meireles, em Pará de Minas. Um santo poeta protege o bairro que leva o nome de uma das maiores poetas da língua portuguesa: Cecília Meireles! Imagino que ambos já tenham se encontrado no céu. Espero que ouçam o meu pedido: - Protejam esse Bairro que é muito sofrido e nos ensinem a florir apesar das securas de nosso tempo. Aliás, o que não faltam são ipês floridos pelas bandas do Cecília Meireles!

Imagem de carolalves por Pixabay 

Related

Crônicas 2757215637369499463

Postar um comentário

  1. A natureza só nos ensina e nos surpreende a Cada dia que passa. Tudo na natureza tem seu espaço é sua utilidade. Enquanto nós corremos para cima e para baixo, ela está lá criando suas obras de artes.

    ResponderExcluir
  2. Excelente reflexão. Amo seus textos Padre Geraldo Gabriel, que Deus continue te abençoando nesta missão de evangelizar. Abraços

    ResponderExcluir
  3. "Dificilmente, a gente cresce na passarela em meio aos aplausos." Sábias palavras.

    ResponderExcluir
  4. Sempre achei o ipê a árvore mais bela. Beleza que nasce da secura, da aridez. Quem dera fossemos como ele. Mas , não mostrar a beleza falsa que denuncia nossa aridez interior.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo texto! O Senhor tem o dom de escrever e evangelizar, de uma maneira muito prazerosa, com ótimas reflexões!

    ResponderExcluir
  6. É preciso florir apesar da terra seca e da falta de água! Muito profundo! E nos faz refletir. Parabéns padre Gabriel.

    ResponderExcluir
  7. Muito boa reflexão e comparação dos ipês com a nossa vida. Deus, que é tão bom, nos dá essa beleza dos ipês floridos mesmo em tempos secos, para que sejam exemplos e possamos aprender com eles a fazer a nossa vida florir mesmo nos momentos difíceis. Parabéns Padre Geraldo pelas suas palavras.

    ResponderExcluir
  8. Eu amo os ipês! Principalmente o amarelo! Fico muito feliz quando vejo um! Realmente precisamos ser como os ipês, florir mesmo em tempos secos... parabéns padre Gabriel pelo texto. Suas palavras são claras e nos levam a profunda reflexão.

    ResponderExcluir
  9. Sabias palavras...
    Obg Padre Geraldo Gabriel por sempre nos fazer refletir

    ResponderExcluir
  10. Fico encantada com a beleza das flores...
    Gostei muito da comparação feita entre a reação dos ipês e das pessoas: os ipês florescem quando tudo está seco; e nós, muitas vezes, perdemos a fé quando as dificuldades aparecem. Muito importante, mesmo, seguirmos o exemplo dos ipês.
    Já aconteceu comigo algumas vezes em que, diante das dificuldades, confiei no Amor de Deus por mim. Lembrei- me da Palavra de Deus: "Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus." E esperei com a fé. Esperei acreditando que Deus é poderoso o suficiente para transformar qualquer dificuldade em um bem maior. E com o passar do tempo, pude contemplar a transformação do cenário em minha vida: aquilo que parecia um mal, tornou-se em um enorme bem para mim. Isso também é lindo demais.
    ...Fico encantada com a beleza de Deus!

    ResponderExcluir
  11. Minutos antes de abrir esse texto, medeparei com um lindissimo tapete de flores de ipê. O
    Me senti mto privilegiada, pois poucas são as pessoas que têm essa beleza aos seus pés. Temos um artista mto especial que sempre nos presentea com suas obras. Mas, nem sempre temos a sensibilidade de perceber o que nos é oferecido de graça.
    Uma bela paisagem do nascer do sol ou da lua. As flores que nos trás o mês de setembro. Aquele amigão que nos acolhe nos bons e maus momentos.
    E daí chego a conclusão que precisamos agradecer mais e pedir menos.

    ResponderExcluir
  12. Que texto belo! É preciso resiliência para que possamos florescer! Gratidão, mais uma vez!

    ResponderExcluir
  13. Podemos escolher o que semear,mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos... Semei amor,amizade e carinho. E os frutos serão sempre de paz.

    ResponderExcluir
  14. Verdade Padre Gabriel!! Acho lindo os ipês, viajo muito a trabalho e sempre que vejo um ipê costumo fotografar para ficar admirando a beleza da natureza de Deus 🙏

    ResponderExcluir
  15. Ipê, sinônimo de resiliência.
    Passa pelas intempéries e, mesmo assim, resignifica suas dores e não desiste de explodir em beleza e encanto. Quisera eu aprender com ele.

    ResponderExcluir
  16. Li sua bela reflexão...
    Os ipês nos ensinam a ser determinados e esperançosos diante das peças que a vida nos prega...
    A confiança, a fé em Deus nos dão condições para superar e aceitar todo um processo de tristeza e angústia. E os ipês nos ensinam isso na sua beleza e esplendor no campo de batalha.
    Parabéns!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  17. Como o tempo passa, já se foi um ano e hoje percebo como o ipê foi um professor pra mim. Me sinto um ipê, literalmente. Como é bom saber que nossa fé nos permite florir onde só há seca.

    ResponderExcluir
  18. ..."Diante do sofrimento a gente fica sem forças e incapaz de florescimentos. O mundo perde a graça para nós"

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item