Nossa Senhora Aparecida: Santa que surgiu nos braços do povo
O nome dele era Pedro Miguel de Almeida Portugal. No Brasil, ficou conhecido como “Conde de Assumar”. Só depois de combater, por quase dez...
![](http://img2.blogblog.com/img/icon18_edit_allbkg.gif)
O nome dele era Pedro Miguel de Almeida Portugal. No Brasil, ficou conhecido como “Conde de Assumar”. Só depois de combater, por quase dez anos, na Guerra de Sucessão, na Espanha, que ele mereceu o posto de general de batalhas e a confiança do rei dom João V, para assumir um cargo importante e aumentar a arrecadação de ouro no Brasil. O Brasil naquele tempo (só naquele tempo?) era visto como lugar a ser explorado.
O Conde de Assumar, homem sanguinário e ambicioso recebeu, do rei Dom João V, o governo da recém-criada, Capitania de São Paulo e das Minas de Ouro; um território que compreendia os atuais Estados de São Paulo, Minas, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Goiás. Sua missão era extrair o máximo de ouro dessas terras e garantir que um quinto desse ouro, chegasse à coroa portuguesa. Nessa missão, ele podia fazer de tudo, inclusive, expulsar os padres jesuítas aos quais ele não via com bons olhos.
Pedro de Almeida Portugal depois que chegou ao Rio de Janeiro, dirigiu-se, logo, para o interior do Brasil. No dia 24 de julho de 1717 partiu do Rio d Janeiro com sua enorme comitiva ( oficiais militares, assistentes, escravos e um cronista que deixou-nos, por escrito, os acontecimentos da viagem) em direção às terras que iria governar. De acordo com relatos do cronista, em alguns lugares o “Conde de Assumar” não ganhou nem um punhado de farinha dos senhores de engenho... Na fazenda dos padres jesuítas, conhecida pelo nome de "Santa Cruz", situada a oeste do Rio de Janeiro, os padres não permitiram que o cozinheiro da expedição entrasse na cozinha deles... Em agosto o mau tempo obrigou a comitiva do governador a passar cinco dias numa “vila miserável” com moradores preguiçosos. Nessa vila comeram leitões e as galinhas oferecidos por um dos poucos ricos do lugar.
Os presentes para o governador
foram aumentando à medida que sua comitiva aproximava-se de São Paulo. Na Vila
de Santos, chegou a ganhar alguns cavalos... Chegando em São Paulo o cronista
registrou a falta de “estilo” daquele povo: Eles
vinham tão ridículos, cada um por seu modo, porque havia casacas verdes com
botões encarnados, outras azuis agaloadas por uma forma nunca vista, e
finalmente todas extravagantes...
A recepção do governador teve que ser numa Igreja porque o salão da Câmara de São Paulo, era muito pequeno. Foi na Igreja que ele comparou o rei de Portugal ao Deus vivo e se vangloriou de obedecê-lo, cegamente. Somente por isso, aceitou a "nobre missão" em terra de gente tão imbecil... Sua posse na Vila de São Paulo foi, apenas, o começo da missão pois, ele seguiria até Vila Rica (atual Ouro Preto) , para governar com armas na mão.
No dia 27 de setembro de 1717, o Governador partiu de São Paulo em direção à Vila Rica. Ainda no início da viagem, passou por uma aldeia de Índios que o recebeu com danças e festas. Numa dessas noites, jantou "meio macaco com formigas cozidas", o que lhe rendeu grande indisposição intestinal. Após esse incidente, dirigiu-se, rumo a Taubaté e em seguida para Guaratinguetá. Na Vila de Guaratinguetá, esperava-o, um grande banquete com muitas variedades de peixes do Rio Paraíba do Sul e frutos da Terra.
Foi, exatamente, nesse contexto, que a Imagem de Aparecida foi "pescada" por três pobres pescadores, encarregados, de prover peixes a mesa dos grandes. Sobre isso, falaremos mais adiante. Continuemos mais um pouco com a “Odisséia” do Conde de Assumar rumo à Minas Gerais.
Em Vila Rica o Governador encontrou um povo que não engolia qualquer imposição da coroa portuguesa que lhe parecesse injusta. Um grupo de revoltosos incentivava o povo a não aceitar o ,constante, aumento dos impostos pela coroa. O Governador disse ao povo que aceitava negociar com os revoltosos as condições dos impostos. Após reunir os líderes do grupo mandou prender a todos e encaminhá-los para a morte. Um dos líderes chamado Filipe dos Santos teve as pernas e braços amarrados em quatro cavalos bravos. Seu corpo foi dilacerado quando os cavalos partiram à galope em direções opostas...
A pequena imagem de Aparecida foi encontrada no Rio Paraíba em 1717, por três pescadores pobres: Domingos Martins Garcia, João Alves e Felipe Pedroso. A pescaria aconteceu por ocasião da visita do Governador, Pedro de Almeida Portugal, o tal “Conde de Assumar” à Vila de Guaratinguetá. Próximo ao Porto Itaguaçu, João Alves jogou a rede de pesca e trouxe de volta o corpo escuro de uma escultura sem cabeça. Um pouco mais adiante tirou, na mesma rede, a cabeça da imagem. Aquele pescador enrolou, num pano, a imagem e colocou-a, no seu barco. Após o encontro da imagem sua pescaria rendeu tantos peixes que mal cabiam no barco... E foi aí que começou a história da devoção à Nossa Senhora Aparecida!
O nome “Paraíba” é de origem indígena. “Para”, na língua tupi quer dizer “rio” e “aiba”, imprestável, ruim... Vejam como são os planos de Deus! Nas águas imprestáveis, onde os pescadores pobres tentavam arrancar os peixes para o banquete dos ricos, encontraram o corpo da Mãe de Jesus. Nazaré também era um lugar considerado “imprestável” no tempo de Jesus. Foi nesse lugar “imprestável” que Deus escolheu uma mulher para, com ela, mudar a história do mundo. Maria nos lembra de que o Senhor exaltou os pobres e humildes e despediu os ricos de mãos vazias. O Conde de Assumar, não nos deixou nada, além de triste lembrança. Mas, aqueles pescadores pobres deixaram-nos, em herança, a imagem daquela, que seria consagrada, “Rainha e padroeira do Brasil”.
Nossa Senhora Aparecida tem a cara do povo brasileiro. É baixa, negra e carrega flores no cabelo. No rosto, esboça um sorriso discreto, como quem diz: Estamos juntos! Ela não surgiu no rio, com manto e coroa. Tudo isso foi presente do povo. Antes de ser proclamada “rainha” já era chamada de “Nossa Senhora”. De fato, é a senhora de todos nós. É nossa mãe preta que, além do rosário, carrega nas mãos ,todo o povo brasileiro! Nossa Senhora do Brasil, rogai por nós!
1- https://aventurasnahistoria.com.br/noticias/reportagem/origem-expressao-quinto-dos-infernos.phtml - Consulta em 11/10/2024.
Obs: As informações contidas nesse texto foram tiradas do livro, “Aparecida”, de Rodrigo Alvarez, Globo Livros, 2014.
Imagem de carlitocanhadas por Pixabay
Estive no santuário aqui de Itaúna hoje. Que tristeza só ver aquele lugar onde no ano passado estava repleto de fiéis a mãe Nossa senhora Aparecida. poucos ali estava comprado com o ano passado. Mas, a fé e o brilho dos olhos estava presente. A mãe estava em um altar tão longe mas tão perto. Dizendo pra nós, coragem, eu não vou abandonar meus filhos nossa senhora, abençoe seu povo.
ResponderExcluirNossa Senhora Aparecida, rogai por nós!
ResponderExcluirPortugal levou todo o nosso ouro.
ResponderExcluirMas, nos deixou uma pérola preciosíssima,Nossa Senhora Aparecida.
Com sua estatura pequena, escura na cor, para representar os menos favorecidos, os trabalhadores explorados.
Hoje venerada por todo povo Brasileiro!
Que vem como Mãe acolher a todos os seus filhos!!
Salve Nossa Senhora Aparecida!!🙏🙏
Que a nossa senhora Aparecida derrame sua graça em todos nós e principalmente nas crianças..
ResponderExcluirNossa Senhora Aparecida Maezinha do Ceu...apareceu nas aguas para Cuidar e nos proteger de Todo Mal🙏Sou Devota🙏Alcancei e Alcancarei Inumeras Gracas...Cubra nos com seu Manto oo Mae Morena
ResponderExcluirGostei da parte histórica,assistia alguns capítulos em novela,porém muito fictícios.
ResponderExcluirBoa noite. Nossa senhora não quer holofote, mais sim levar à seu filho todos aqueles que à ela pedir uma súplica. Rezemos mais o terço. Oração de Nossa Senhora. Nossa senhora Aparecida Rainha e padroeira do Brasil Rogai à Deus por todos nós Amém
ResponderExcluir
ResponderExcluirA história da fé, a fé da história. É sempre bom a aproximação que fazemos de cada uma. O texto nos ajuda nessa tarefa. Obrigado pela partilha padre Geraldo Gabriel
Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós 🙏🙏🙏
ResponderExcluirQue Nossa Senhora Aparecida abençoe o povo brasileiro 🙏🙏🙏
ResponderExcluirÉ fantástico como N.Senhora acompanha seus filhos mais sofredores sem vez e sem voz,na aflição da caminhada.Que N.Senhora Mãe de Jesus e nossa,nos socorre nós sofrimentos desta vida!
ResponderExcluirLinda história! Nossa Senhora Aparecida rogai por todos nós. Viva Nossa Senhora Aparecida!
ResponderExcluirMuito interessante o contexto da Imagem...
ResponderExcluirMuito interessante...Não conhecia a História antes da pescaria de Aparecida...
ResponderExcluirMuito interessante conhecer estas histórias e principalmente as de Nossa Senhora Aparecida. Muito obrigada.
ResponderExcluirMesmo conhecendo a história da nossa mãe Aparecida, a gente se emociona. Obrigada padre Gabriel por esse texto maravilhoso
ResponderExcluirAmo seus textos padre,forte abraço
ResponderExcluirAmém 🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirAmém 🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirNossa senhora Aparecida rogai por nós e proteja o nosso país, livre - nos dos maus administradores e corruptos
ResponderExcluirQue Nossa Senhora Aparecida nos abençõe e guarde! 🙌
ResponderExcluirViva Nossa Senhora Aparecida! Viva nossa Mãe do Céu!
ResponderExcluirMuito bom grande ensinamento sobre Nossa Senhora Aparecida obrigado padre Deus o abençoe.
ResponderExcluirFui criado na roça, longe de igrejas e muito menos de alguma comunidade. Uma das poucas vezes no ano que se celebrava algo religioso, era a festa de Nossa Senhora Aparecida. Cresci com essa devoção, e levo aos meus filhos também e se Deus permitir, aos meus netos.
ResponderExcluir