Como surgiram as religiões?

  A pergunta que intitula esse texto parece ter sido formulada por uma criança. As crianças são objetivas ao formularem suas perguntas. Vão ...

 


A pergunta que intitula esse texto parece ter sido formulada por uma criança. As crianças são objetivas ao formularem suas perguntas. Vão logo ao essencial, sem se perderem em elucubrações desnecessárias. De maneira adulta (adultos adoram parecer mais sérios do que são) poderíamos formular a pergunta de outra forma: Quais as principais teorias que explicam a origem da religião? Vale lembrar, que os adultos também adoram as teorias... Como estou escrevendo para adultos, então, tomem teorias!

1, Teorias evolucionistas:

De acordo com essas teorias, as religiões surgiram com a evolução do homem.  Elas entendem que: As espécies humanas são frutos de uma evolução a partir de uma espécie primata. Nessa passagem, teria surgido uma capacidade especial da espécie de criar religião. Como acontece nas espécies da natureza, que podem ser agrupadas em gêneros, as religiões, também podem ser agrupadas em gêneros distintos: Primitivas, naturais, animistas, ligadas aos cultos da natureza, de espíritos ou da alma, religiões bárbaras ou sacrificiais, politeístas ou monoteístas...

Essa compreensão carrega seus limites como, por exemplo, uma ideia pejorativa sobre algumas religiões, pois afirma a existência de religiões mais evoluídas e menos evoluídas; religiões superiores e inferiores...

2, Teorias psiológicas:

De acordo com as teorias psicológicas, a origem da religião estaria ligada à estrutura da própria mente humana, ao modo como funciona a psique humana. Nesse caso, a religião seria um produto da atividade psíquica humana. Existem três tipos de teorias psicológicas para o surgimento da religião:

A, a origem da religião está ligada aos medos humanos diante do inexplicável. A religião seria um mecanismo da mente humana para explicar o inexplicável...

B, A religião seria uma projeção da mente humana para que o homem conviva com suas limitações e frustrações. Ela ajuda o ser humano a conviver com a ideia da limitação, da finitude e da própria impotência...

C, A dimensão do transcendente é algo próprio do ser humano e a religião seria o lugar onde essa dimensão, profundamente humana encontra sua expressão.

3, Teorias sociológicas:

De acordo com essas teorias a religião teria surgido da própria forma de convivência entre os seres humanos. O homem é um ser social. Não consegue viver só. Nessa hipótese, a religião seria uma necessidade social. Mas, uma sociedade não é só um ajuntamento de pessoas. É preciso que sirva para ligar essas pessoas. As pessoas em sociedade precisam de entendimentos comuns, uma noção de ordem aceita por todos e uma linguagem comum... A religião, nesse caso, seria um elemento de coesão social. Nessa linha de compreensão temos duas teorias:

A, Toda sociedade necessita de um sistema de sentido. Tanto individualmente como socialmente, precisamos de sentido para a vida. Precisamos saber de onde viemos para onde vamos e o que estamos fazendo aqui... A religião dá faz esse papel.

B, A sociedade precisa de ordenamento: Toda sociedade tem necessidade de ter valores, limites, ideais, compreensão do que seja certo ou errado. A religião oferece esse sistema de racionalização da vida comum.

Em ambas as hipóteses é através da religião que o indivíduo entende o seu lugar e o seu papel na sociedade. Ela atende à necessidade social de sentido e de organização social.

4, Teoria antropológica:

Para explicar o porquê de o fenômeno religioso existir em todas as culturas essa teoria busca explicação na própria espécie humana com suas necessidades. Oferece três linhas de pensamento sobre as necessidades humanas que fizeram surgir as religiões:

A, Necessidade de união e harmonia social. Cada indivíduo precisa se sentir acolhido e se entender como parte de um todo para entender o seu lugar no mundo. Daí a necessidade de símbolos e imagens comuns;

B, Necessidade de enfrentar os sentimentos negativos e ameaçadores: Medo, solidão, abandono, morte...

C, Necessidade de sentido. As religiões oferecem sistemas de sentido orientadores do ser humano.

As três linhas acima (de união social, espaço de confiança, e sistema de sentido) não se excluem mutuamente. Combinadas são geradoras de sistemas religiosos em todas as culturas e povos.

5, Teorias fenomenológicas:

Essa teoria afirma que por trás dos sistemas religiosos está o sentimento religioso. O homem tem a capacidade de ter experiências que sejam sentidas ou percebidas como religiosas. Esse sentimento do sagrado não é confundido com outras formas de sentimento. Ele é o sentimento da presença do totalmente outro, de uma realidade diversa da qual vivemos. Ele pode acontecer diante de uma montanha, de uma cachoeira, à beira mar ou nos mais diversos lugares ou situações. É desse sentimento, próprio do homem, que vai nascer a religião. As religiões existem por causa dele. Elas são diferentes porque esse sentimento, que é o mesmo,  está localizado em tempos e culturas diversas. Por isso,  são interpretados dentro dessas culturas. A espécie humana pode ser interpretada, de acordo com esse sentimento como “homo religiosus”.

Nesse texto falamos de cinco teorias para explicar o surgimento da religião. Cada teoria tem um olhar limitado sobre o fenômeno. Alguns chegaram a pensar que o fenômeno religioso seria esquecido com as conquistas da ciência moderna. Enganaram. Apesar das conquistas a religião está mais viva do que nunca! Para aqueles que praticam uma determinada religião, as teorias não importam muito. Eles professam a religião e pronto. A base para compreensão da religião talvez seja a compreensão do próprio homem e de sua odisseia na história...

 

Obs: Resumo a partir da leitura do livro de Volney. J. Berkenbrock, “O mundo Religioso”. Petrópolis, RJ – Vozes, 2019.

Imagem de Alexas_Fotos por Pixabay 

Related

Textos didáticos 4702510621121445976

Postar um comentário

  1. "..A base para compreensão da religião talvez seja a compreensão do próprio homem e de sua odisseia na história..."

    ResponderExcluir
  2. ..."Para explicar o porquê de o fenômeno religioso existir em todas as culturas essa teoria busca explicação na própria espécie humana com suas necessidades. Oferece três linhas de pensamento sobre as necessidades humanas que fizeram surgir as religiões"..

    Que tenhamos conhecimento e discernimento Senhor!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item