Festa de pobre

  Era uma casinha branca, de chão batido. O pé direito baixo e as telhas recurvadas conferiam um atestado de pobreza àquela família. Os terr...

 


Era uma casinha branca, de chão batido. O pé direito baixo e as telhas recurvadas conferiam um atestado de pobreza àquela família. Os terreiros permaneciam sempre limpinhos e adornados com dois pés de “brincos de princesa,” sob os quais, os cachorros se espreguiçavam ao cair da tarde. As paredes de barro abrigavam os muitos filhos daquela família. De longe se podia ouvir o burburinho da meninada ao fim do dia. Faltava quase tudo naquela casa, menos alegria. Brinquedos de loja não existiam. A irmã mais velha puxava, no terreiro, um pedaço de couro, como se fosse um carrinho, com o irmão mais novo sobre ele. As brincadeiras só paravam na hora da boia! O cheiro de alho fritando na banha de porco transportava qualquer um ao paraíso! A comida, apesar de simples, era preparada com muito carinho. Frango, só aos domingos e olha lá!

Nas imediações do terreiro, a dona da casa cavou um cupinzeiro transformando-o, em forno de assar biscoitos. O polvilho, preparado por ela mesma, de tão branco chegava a doer nas vistas! No dia de “biscoitar” a festa estava garantida. A vizinhança também participava daquilo e ganhava alguns biscoitos. Coisa semelhante acontecia no dia em que se matava um porco. Todo mundo ganhava um pedacinho e assim estava assegurado o milagre da boa convivência.

O dia de matar porco era um acontecimento! Na noite anterior recolhiam-se as palhas secas das bananeiras para sapecar o bicho. Caso contrário, elas não se queimavam por causa do sereno. O sacrifício esperado acontecia ainda de madrugada. Havia na meninada um misto de dó e contentamento. Todos ficavam tensos e penalizados com o porquinho condenado à morte, ainda sem tomar o café da manhã. Mas, a compaixão cedia lugar à necessidade. Afinal, não havia nada melhor do que saborear um pedacinho de carne fresca, após muito tempo de abstinência! Na hora da facada alguns meninos tampavam os ouvidos. Outros, dando grande demonstração de macheza acabavam assistindo tudo de perto. A facada era “debaixo do subaco”, como se dizia naquele tempo. Tinha que ficar esperto para recolher o sangue e garantir o chouriço. Depois de morto o porquinho era sapecado com o fogo das palhas de bananeiras. O fogo brilhava mais do que as estrelas e os olhares dos meninos na madrugada escura! Na hora de abrir a barriga do animal os meninos ficavam de olho na bexiga que seria transformada em bola. Uma bola de curta duração, na verdade. Algumas tripas eram separadas para se fazer linguiça de ventos. Depois de limpas, eram salgadas e enchidas de ar com um tubinho de folha de mamoneira. Amarravam-se as mesmas e as colocavam sob o sol. Brevemente, estariam prontas para serem assadas sobre as brasas e garantir a continuidade da festa.

Em dias assim, era preciso amarrar os cachorros desde cedo. Eles também esticavam os olhos querendo participar daquela festa de pobre. Custavam a esperar pelos ossos após o almoço! Às vezes, acontecia de ganharem um ou outro torresminho quando tivessem bom comportamento. Além do mais, sempre havia um menino que tinha o “olho maior do que a barriga” e não conseguindo comer toda a comida do prato dava a mesma aos bichinhos. Essa era uma espécie de “caridade” de ricos que, quando desejam fazer um bota-fora de suas roupas e sapatos usados, “doam tudo” aos pobres...  

Um pedaço da pele do porco era separado para fazer o doce. Mas, isso só acontecia no outro dia por causa do acúmulo de coisas para fazer ou vasilhame para lavar. No dia em que se matava porco o que prevalecia era a comida de sal. Por isso, todos bebiam muita água e elogiavam a qualidade da mesma, mesmo sem geladeira, coisa inexistente naquele tempo.  

Naquela casinha pequena muita gente cresceu guardando milhares de histórias em suas lembranças. Alguns se casaram e outros morreram. Um menino daquela família foi encarregado por Deus de registrar parte dessas histórias. Esse menino sou eu!

Imagem de Dimitris Vetsikas por Pixabay 

Related

Crônicas 6292298047903354359

Postar um comentário

  1. Este menino Gabriel e muito especial para todos nós

    ResponderExcluir
  2. Estou emocionada que saudades desse tempo viu tudo era festa. Fico feliz por ter participado desse tempo Éramos felizes e não sabia .um abraço amei essa recordação.

    ResponderExcluir
  3. Amei essa recordação estou emocionada tempos difíceis mas melhores que hoje era uma festa .

    ResponderExcluir
  4. Eramos felizes e não sabia... um abraço Padre Geraldo Gabriel

    ResponderExcluir
  5. Que menino de Deus virou aquele menino ! A gente vai lendo e é como se passasse o filme na frente, é como se tivesse acontecendo . Fui me lembrando da minha infância também, muita coisa do porquinho... Só não sei como se faz doce de pele de porco...Amei a leitura!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre tampava os ouvidos, mas adorava comer a carne e o torresmo mais tarde. Na verdade, esperava ansiosa para chegar a data do meu pai matar o próximo porco. Ótima recordação para mim padre. Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  7. Belíssima recordação! Também ja participei desta festa. Momentos inesquecíveis.Obrigada pela lembrança.

    ResponderExcluir
  8. Padre Geraldo esta historia aconteceu mesmo era uma felicidade so quando matava um porquinho nos nem dormiam direito pensando na festa que agente fazia mas meu pai sempre emprestava um pedaco fo porco p o meu cunhado depois de alguns dias ele matava seu porquinho e devolvia p meu pai o pedaco emprestado como era bom este tempo que hoje e raro acontecer isto nao e verdade.parabens p o senhor contar estas historia emociona muita gente eu fiquei.obrigado.

    ResponderExcluir
  9. História linda! Que sempre repetia em nosso lar! Acontecimentos seu,tudo parecido com minha infância...O dia de matar o porco�� a madrugada,a ansiedade,a gente tapava os ouvidos! Os meninos machistas ajudavam o pai, nas folhas da bananeira...uma família simples mas feliz!Quantas saudades daquele tempo que não volta mais! Parabéns pela história que viveu,Padre Gabriel! Bem parecida com a nossa família também...O tempo passa,tudo acaba,mas as lembranças permanecem no coração ❤️ daqueles que se Amam...Maria Adélia

    ResponderExcluir
  10. Na minha casa também matava porco e na verdade é como você descreveu. Parabéns Padre por nos remeter a tão remotas, doces e belas lembranças. ❤

    ResponderExcluir
  11. Menino que traz para nós hoje, conhecimento, vivência e o mais importante a palavra de Deus e o próprio Jesus no sacramento da eucaristia,🙏🏼Obrigada padre Gabriel

    ResponderExcluir
  12. É bom as histórias que ficam. São boas lembranças casa da vovó. Gosto de voltar no tempo e lembrar de onde venho. Da vida simples, de muito amor.

    ResponderExcluir
  13. Coisa linda vivi tudo isso.Ao ler a história veio na minha mente o brilho das luzes da palha da bananeira quando tentava pegar as faíscas.

    ResponderExcluir
  14. Que bela reflexão, a gente vai lendo e lembrando daquele tempo que não volta mais. Um abraço.

    ResponderExcluir
  15. Como este menino tem sabedoria Parabéns

    ResponderExcluir
  16. Ola Pe. Geraldo q linda historia verdadeira. Obrigada lembrei.me da minha infancia. Era m patecida com sua historia. Deus te de saude sabedoria e muitos anos de vida! Gosto m de ouvi.lo Abraço de Irma Luzia Alves.

    ResponderExcluir
  17. Nossa padre... Voltei na minha infância, meu avô criava porco no quintal e a gente levantava de madrugada para ver ele matar o porco exatamente como o senhor escreveu.
    Que saudade daquele tempo!

    ResponderExcluir
  18. É meu amigo. Vc fez-me voltar ao passado. Q saudades deste tempo. Hoje aq na cidade não se vê nada tão simples e família como era naquele tempo. Obrigado por remeter-me ao passado. Melhor: ao nosso passado. Mateuzinho

    ResponderExcluir
  19. E como num piscar de olhos o menino Gabriel fez com que todos leitores se transportassem ao passado para viver sua história e saber quão guerreiro é e o quanto é merecedor de estar onde está. Muito orgulho.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item