É preciso nascer de novo

  Nicodemos, pelo visto, era um homem bom e praticante da Lei de Moisés. Fazia parte do Sinédrio e, por isso, era uma pessoa influente no te...

 


Nicodemos, pelo visto, era um homem bom e praticante da Lei de Moisés. Fazia parte do Sinédrio e, por isso, era uma pessoa influente no tempo de Jesus. Apesar disso, não estava muito confortável naquela posição e não queria servir-se da lei para prejudicar pessoas inocentes. Podemos perceber o seu desconforto quando ele questionou a legalidade de uma ordem de prisão, emitida pelo Sinédrio, contra Jesus (Jo 7,50-51). Por causa de sua postura acabou sendo ridicularizado por seus pares, pois os poderosos não gostam muito de questionamentos.

Para não comprometer a sua imagem antes da hora, ele foi conversar com Jesus durante a noite e, nessa conversa, Jesus lhe disse algo assim: Nicodemos, você tem que nascer de novo, se não nascer do alto não poderá ver o Reino de Deus!  Nascer de novo significa conversão, ou seja, mudar completamente o rumo da vida. Deixar para trás o “homem velho” para ser uma nova criatura.

Nicodemos era um homem de leis, mas Jesus o queria como homem de amor. Somente com a “lógica” do amor se podem entender os planos de Deus. Para que não ficasse nenhuma dúvida quanto a isso, Jesus acrescentou: - “Com efeito, Deus tanto amou o mundo que lhe deu o seu Filho unigênito, para que não morra quem nele crê, mas tenha a vida eterna. Pois Deus não mandou o seu filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que, por meio dele o mundo seja salvo...” (Jo 3,16).

É bom esclarecer nesse momento, de que tipo de amor Jesus estava falando. A palavra amor pode ter muitos significados atualmente. O amor de Deus é abertura e doação ao outro. Por amor, Deus esqueceu-se de si mesmo. Ele conteve a mão de Abraão para que ele não sacrificasse o seu filho, mas Jesus não foi poupado da crucificação. Doar a vida pelo outro é a maior prova de amor. Amor não é retórica. São gestos concretos. O amor de Deus por nós chega às raias da loucura (1). Por amor, uma mãe é capaz de saltar de um precipício para salvar um filho. Visto de fora esse gesto pode parecer loucura. Visto pela mãe esse gesto é amor, pois amor é doação e ninguém entende melhor de doação do que mãe.

Nicodemos era um homem bom, mas era necessário que ele nascesse de novo para entrar na dinâmica do reino pregado por Jesus. O Apóstolo Paulo também passou por isso. Quando ele cai, na estrada de Damasco ele se levanta como uma nova criatura. Na estrada de Damasco ficou cego para poder enxergar o que antes ele não via. Aquele foi um tombo necessário à sua conversão. Quem caiu foi um e quem se levantou foi outro. Passou de Saulo para Paulo; de perseguidor a seguidor. Nicodemos precisava passar por isso, ou seja, por um novo nascimento!

Alguns santos entenderam perfeitamente o que é esse amor de Deus. Entre muitos que entenderam posso citar São Maximiliano Kolbe que se ofereceu para morrer no lugar de um pai de família, que ele mal conhecia, num campo de concentração nazista. Assim como Jesus, ele colocou o amor ao próximo acima do valor à própria vida! Outros santos também fizeram isso, ao longo da história. Mas, temos aqueles que não deram a vida de uma vez. Eles preferiram fazer da vida inteira uma doação como foi o caso de São Vicente de Paulo, Santa Tereza de Calcutá, Santa Dulce dos pobres...

Cada um de nós é chamado a experimentar esse amor. Essa experiência não fica restrita ao campo das emoções. Ela nos leva ao comprometimento com a causa de Deus. Sendo assim, aquele que, de fato, experimenta o amor de Deus tem a vida toda transformada. Essa transformação vai em direção do outro. O contrário disso é egoísmo, ainda que travestido de falsos valores. Pense nisso!

 

1-      Para entender melhor esse "amor louco" de Deus, leia minha reflexão em:  http://ggpadre.blogspot.com/2016/08/manikos-eros.html

Imagem de Bessi por Pixabay 

Related

Reflexões 3888536117213279993

Postar um comentário

  1. .."O amor de Deus é abertura e doação ao outro. Por amor, Deus esqueceu-se de si mesmo."..

    ResponderExcluir
  2. ..."Cada um de nós é chamado a experimentar esse amor. Essa experiência não fica restrita ao campo das emoções. Ela nos leva ao comprometimento com a causa de Deus.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item