Cachorro Zangado

  Naquele tempo não havia remédio para curar “cachorros zangados” e só restava torcer para que os bichos atravessassem bem o mês de agosto. ...

 


Naquele tempo não havia remédio para curar “cachorros zangados” e só restava torcer para que os bichos atravessassem bem o mês de agosto. Também não sei por que a doença atacava mais no mês de agosto. A raiva canina era uma coisa de outro mundo! O cachorro se escondia em lugares escuros, babava muito e ficava com os olhos em brasas. Parecia algo do “bicho ruim”. Era assim que nós nos referíamos ao principal inimigo de Deus. A gente morria de medo de encontrar um cachorro zangado no mês de agosto, pois, sobre isso, havia histórias de arrepiar! Diziam até que um homem fora mordido do outro lado Lambari e que tivera que ser amarrado pra não sair mordendo em todo mundo!

Meu pai gostava muito de cachorros e tinha uma meia dúzia deles desfilando pela casa. De todos, “Valente” era o mais querido. Acompanhava sempre meu pai e espantava os bichos comedores de galinhas. Era amarelo e peludo. Todo mundo gostava dele. Mas, é sempre assim: Quando chove sopa o pobre está com garfo na mão! Por isso, logo ele adoeceu. Fazia pena ver o seu estado raivoso. Amontoou-se no porão do paiol perto do ninho das galinhas e de lá não saia pra nada. Uivava dia e noite e babava uma cachoeira de saliva. Tudo aquilo dava medo na gente, pois diziam que a doença era transmitida pela baba do animal. Diante de tanto sofrimento meu pai não teve escolha. Matou o animal com um tiro de espingarda. Só Deus sabe o quanto ele sofreu por fazer isso! Até hoje me lembro do animal, sem vida, e a gente morrendo de tristeza pelo desfecho da situação.

Sempre gostei de cachorros e já tive muitos. Hoje não os possuo porque meu estilo de vida não permite mais. Em outros tempos já tive “Chica da Silva”, “Pixinguinha”, “Minerva” e “Gardel”.  Cada um deixou-me doces lembranças.  Esses nomes foram pensados, carinhosamente, pois todos esses personagens despertam minha admiração. “Chica” apareceu em minha casa muito judiada, apesar de ser, no passado, uma cadelinha de grife. Pelo visto fora abandonada por algum “contratador” sem coração! De tão sofrida contraiu uma doença quase sem cura (cinomose). Soube disso, mais tarde, através do Lucas, meu sobrinho que é veterinário. Por causa disso, teve que ser eliminada. Mas, dessa vez, o procedimento foi mais “humanizado” e sem uso de cartucheira... “Pixinguinha” apareceu-me, do nada, e acabou partindo de jeito que chegou. Simplesmente, botou a viola no saco e sumiu. Era um cachorro pretinho e com dotes para as artes, pois enquanto estava sob minha guarda andou aprontando muito.

“Gardel” deixou histórias! Nunca vi um cachorro tão namorador, apesar de não ser dado a banhos. Uma vez dei-lhe um banho caprichado para que pudesse dançar um tango com uma cadelinha rebolante das imediações. Aquilo foi esforço perdido, pois antes mesmo de enxugar seus pelos correu para revirar-se no monte de areia. Mesmo assim, a rebolante não desistiu e, por diversas vezes, tive que presenciar coisas que não gostaria de narrar aqui. Quanto à “Minerva,” essa de deusa não tinha nada. Andou se implicando com as senhoras que frequentavam a Igreja para rezar na parte da tarde. Ao que parece, era avessa à religião. A coisa azedou de tal maneira que tive que transferi-la de endereço.

Quem gosta de cachorro sofre muito com a morte deles. Quem tem sofrido, ultimamente, é minha amiga Geralda, com a morte de “Fifi”, chamada por mim de “WI-Fi”, pois andava sempre conectada com todo mundo no Bairro Pe. Libério em Pará de Minas.  Onde Geralda ia Fifi ia na frente. Por isso, não perdia uma missa na Capela de Santa Clara. Todo mundo naquele bairro sentiu a falta de Fifi.

Os cachorros, atualmente, podem ter mais qualidade de vida do que antigamente. Existem vacinas para quase todas as doenças. Com um pouco de cuidado o cachorro pode viver muitos anos sem adoecer. Mas, antigamente, era bem diferente. O mês de agosto era um terror, pois, além de outras superstições ligadas a esse mês, a síndrome do “cachorro zangado” assustava todo mundo. Atualmente, precisamos tomar mais cuidado com os donos dos cachorros! Tem muita gente zangada circulando por aí,  em todos os meses do ano...

Imagem de Nestall por Pixabay 

Related

Crônicas 3710869398153582045

Postar um comentário

  1. Por causa dos cachorros raivosos o mês de agosto tornou-se sombrio. Até as noivas fogem deste mês. Dizem que se casarem neste período, muitas coisas ruins poderão acontecer. Melhor prevenir do que remediar...

    ResponderExcluir
  2. A raiva canina tem vacina, mas e a raiva humana? Essa da medo em todos os dias. Também sou da época que cachorro bebia água de privada comia resto de comida e o único amigo leal. Hoje temos pet, extremamente caro e substituindo a graça de gerar filhos que dão trabalho. Triste troca

    ResponderExcluir
  3. Eu conheço muito bem a história do mês do cachorro doido. A gente morria de medo de sair de casa

    ResponderExcluir
  4. Agosto era um mês q agente ficava doido q passasse...

    ResponderExcluir
  5. Oi Pé. Gabriel! Confesso que ri muito lendo esse texto, pois me lembro bem da "Chica", do "Gardel" e do "Pixinguinha", e eles eram exatamente como o senhor descreveu. Quando eu ainda morava com meus pais, infelizmente tivemos que sacrificar o Lulu, sofremos muito e até hoje nos lembramos dele com saudades. Hoje meus pais tem o Tupi, que é praticamente um ente da família. É custoso o cachorro, mas é tão carinhoso e fiel. Sabe como distrair e alegrar meus pais e minha família. Um grande abraço! Parabéns pelo texto! Adorei!

    Maria.

    ResponderExcluir
  6. Nossos cachorros, quantas histórias e saudades! Amigos sinceros. Quando partem que tristezas!

    ResponderExcluir
  7. Pois é. E olha que um e chamado de "racional". Lembrei de quando criança passava alguem gritando ,tem cachorro zangado. A meninada tudo ia pra casa, as maes fechavam as portas e ficava-mos morrendo de meso. Até que um senhor matador de cachorro zangado tomava as providencias e até enterrava.

    ResponderExcluir
  8. Pois é, acho que tem muitos humanos zangados por ai, so de olhar pra eles já estão dando mordidas, e o pior não so o mes de agosto!

    ResponderExcluir
  9. Bom Pé GG gostei muito das histórias dos cachorros eles são amigos fiéis gostei dos nomes artísticos por isto que fala tanto nós artistas mais antigos ontem mandei a mensagem mais ela não chegou. Aqui em casa tivemos um filhote, o nome dele era Plutão, quando ganhei o Toninho era dele mais ficou muito tempo com agente mais tínhamos uma história com ele. A minha mãe trabalhava, quando chegava ele banava o rabinho pra ela, um belo dia ele saiu de casa os homens da prefeitura estavam furando valeta na porta de casa, jogou pedra na boca dele aí não comeu mais foi até falecer, era Outubro dia de Nossa Senhora Aparecida contei a minha mãe ela chorou muito falei pra ela antes ele de que agente ela não conformava passou 4 dia ela era devota de São Geraldo ela também faleceu com 40 anos. Foi uma tristeza agora e que temos 2 cachorrinhos que são dos gêmeos para eles é uma alegria só. Gostei muito obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Até nós sentimos a falta da fifi quando dona Geralda vinha aqui em casa a fifi era a primeira a entrar agente tratava ela como os nossos cachorros dávamos água e ela até comia da ração ficava o tempo todo perto da dona Geralda esperando a hora de ir embora muito triste perder nossos fieis amigos.

    ResponderExcluir
  11. ..."Os cachorros, atualmente, podem ter mais qualidade de vida do que antigamente."..
    E aqui deixo um grande abraço virtual mesmo para o nosso veterinário Lucas Bessa, que tem tanto zelo e cuidado como bichinhos diversos em sua veterinária em Araújos.

    ResponderExcluir
  12. Nao so no mes de agosto tem gente zangado

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item