Tessalônica: Cidade com nome de mulher de onde São Paulo fugiu à noite (At 17, 1 -15)

  Nos tempos de São Paulo, a Cidade de Tessalônica (hoje Saloniki), era um grande centro comercial da antiguidade e abrigava povos oriundos ...

 


Nos tempos de São Paulo, a Cidade de Tessalônica (hoje Saloniki), era um grande centro comercial da antiguidade e abrigava povos oriundos de diversos lugares. Na ocasião que Paulo visitou a Cidade ele  deveria contar, aproximadamente,  600 mil habitantes.  O seu nome nasceu de forma curiosa. Tessalônica era irmã de Alexandre Magno e esposa de Cassandro, que em 316 a. C deu origem ao povoado. Assim como a Cidade de Filipos  recebeu esse nome como forma de  homenagear  Filipe, pai de Alexandre Magno, Tessalônica recebeu esse nome por igual motivo. Naquele tempo (?) o ego de alguns governantes era maior do que a própria cidade. Daí surgiu: Alexandria, no Egito, Filipos, Tessalônica e Antioquia. Essa última em homenagem a Antíoco IV Epifânio, rei da dinastia Selêucida.

Desde o ano 42 a. C a Cidade de Tessalônica tinha uma administração livre com as autoridades sujeitas às leis romanas. A meta de São Paulo era atingir tal cidade para poder anunciar ali, o Evangelho. Por isso, quase não disse nada sobre as duas cidades menores por onde também passou como Anfípolis e Apolônia. Tessalônica estava situada numa profunda enseada do Golfo Termaico. Esse golfo também chamado de Golfo Salônica está situado a noroeste do mar Egeu, na Grécia e mede, aproximadamente, de 100 km. Ainda hoje Saloniki é uma grande Cidade muito linda e banhada pelo Mar.

A “novela” envolvendo o Apóstolo Paulo em Filipos só não se repetiu em Tessalônica porque ele fugiu durante a noite da casa de Jasão, onde estava hospedado. Depois de percorrer em torno de 150 km após deixar Filipos Paulo, Silas, Timóteo e Lucas chegaram a Tessalônica. Lá havia uma sinagoga judaica e, como de costume, Paulo visitou primeiro a sinagoga. Durante umas três semanas os seus discursos foram bem aceitos. Algumas mulheres ricas e pessoas influentes aderiram à sua pregação. Isso acabou gerando ciúmes nos frequentadores da sinagoga. Enciumadas, as lideranças locais incentivaram alguns “desocupados” e arruaceiros para tumultuar o ambiente para impressionar as autoridades. Essa turma rodeou a casa de Jasão querendo arrancar os apóstolos dali para denunciá-los aos oficiais chamados de “Politarcas” (At 17,6). Mas, eles perderam tempo. Alertados antes, pelos amigos, os apóstolos não foram encontrados. A situação então se complicou para Jasão, acusado de abrigar os inimigos de Roma. De fato, a ideia de um “messias” poderia levar a crer que Jesus criou um movimento de revoltosos contra César e o poder romano. Sendo um homem de posses Jasão “pagou uma fiança” e a coisa foi resolvida. Mas, depois desse “quibrobó” Paulo achou melhor “evadir-se da área” com seus companheiros. Durante a noite fugiram da Cidade sem serem vistos e se dirigiram para Beréia (atual Verria).

Em Bereia os apóstolos foram bem acolhidos. “Mas quando os judeus de Tessalônica souberam que também lá, Paulo anunciava a Palavra de Deus, vieram para agitar e perturbar também ali, as multidões. Então os cristãos fizeram Paulo partir para alcançar a costa marítima, enquanto Silas e Timóteo permaneciam lá” (At 17, 13 – 14). Saindo de Bereia Paulo partiu para Atenas, certamente, triste por ter deixado para trás seus companheiros de viagem. Mas, por outro lado, a presença deles nessas comunidades poderia fortalecê-las na fé enquanto ele, Paulo, o foco do “problema” poderia continuar seu trabalho missionário. Mais tarde Timóteo o  alcançará  em Atenas de onde foi enviado para visitar Tessalônica. Silas que ficou em Bereia seguiu, posteriormente, para Corinto com Timóteo, onde encontraram  Paulo novamente.

A partida intempestiva de Tessalônica nem deu tempo de Paulo despedir-se dos amigos que conquistou naquela região. Na carta que ele escreveu aos Tessalonicenses afirma que nutria ardente desejo de vê-los novamente e temia que, por causa das perseguições, eles tivessem desanimados da fé em Cristo (1 Ts 2, 17 –3,5). Acredita-se que a 1ª Carta aos Tessalonicenses tenha sido o primeiro escrito do Novo Testamento. Em Atenas Paulo tentará mais uma empreitada evangelizadora. Apesar disso, acabou sofrendo porque sequer foi ouvido quando pronunciou no areópago (estádio), o nome de Jesus. 

Foto de Tessalônica (Saloniki) - Imagem de RmX86 por Pixabay 

Segunda foto: Arquivo pessoal - Ícone de São Paulo Apóstolo em Filipos.

Vídeo abaixo: Troca de guarda no parlamento grego

Related

Reflexões 7866558050593119367

Postar um comentário

  1. Muito bom ler e conhecer entrelinhas na história de São Paulo que naquela época era ignorado e até caçado, hoje considerado grande teólogo e pregador do cristianismo.

    ResponderExcluir
  2. Estou acompanhando a história de Paulo pelo rádio toda manhã, estou achando muito interessante,quando o senhor fala fico imaginando a sena!Estou aprendendo muito!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item