Tessalônica: Cidade com nome de mulher de onde São Paulo fugiu à noite (At 17, 1 -15)

  Nos tempos de São Paulo, a Cidade de Tessalônica (hoje Saloniki), era um grande centro comercial da antiguidade e abrigava povos oriundos ...

 


Nos tempos de São Paulo, a Cidade de Tessalônica (hoje Saloniki), era um grande centro comercial da antiguidade e abrigava povos oriundos de diversos lugares. Na ocasião que Paulo visitou a Cidade ele  deveria contar, aproximadamente,  600 mil habitantes.  O seu nome nasceu de forma curiosa. Tessalônica era irmã de Alexandre Magno e esposa de Cassandro, que em 316 a. C deu origem ao povoado. Assim como a Cidade de Filipos  recebeu esse nome como forma de  homenagear  Filipe, pai de Alexandre Magno, Tessalônica recebeu esse nome por igual motivo. Naquele tempo (?) o ego de alguns governantes era maior do que a própria cidade. Daí surgiu: Alexandria, no Egito, Filipos, Tessalônica e Antioquia. Essa última em homenagem a Antíoco IV Epifânio, rei da dinastia Selêucida.

Desde o ano 42 a. C a Cidade de Tessalônica tinha uma administração livre com as autoridades sujeitas às leis romanas. A meta de São Paulo era atingir tal cidade para poder anunciar ali, o Evangelho. Por isso, quase não disse nada sobre as duas cidades menores por onde também passou como Anfípolis e Apolônia. Tessalônica estava situada numa profunda enseada do Golfo Termaico. Esse golfo também chamado de Golfo Salônica está situado a noroeste do mar Egeu, na Grécia e mede, aproximadamente, de 100 km. Ainda hoje Saloniki é uma grande Cidade muito linda e banhada pelo Mar.

A “novela” envolvendo o Apóstolo Paulo em Filipos só não se repetiu em Tessalônica porque ele fugiu durante a noite da casa de Jasão, onde estava hospedado. Depois de percorrer em torno de 150 km após deixar Filipos Paulo, Silas, Timóteo e Lucas chegaram a Tessalônica. Lá havia uma sinagoga judaica e, como de costume, Paulo visitou primeiro a sinagoga. Durante umas três semanas os seus discursos foram bem aceitos. Algumas mulheres ricas e pessoas influentes aderiram à sua pregação. Isso acabou gerando ciúmes nos frequentadores da sinagoga. Enciumadas, as lideranças locais incentivaram alguns “desocupados” e arruaceiros para tumultuar o ambiente para impressionar as autoridades. Essa turma rodeou a casa de Jasão querendo arrancar os apóstolos dali para denunciá-los aos oficiais chamados de “Politarcas” (At 17,6). Mas, eles perderam tempo. Alertados antes, pelos amigos, os apóstolos não foram encontrados. A situação então se complicou para Jasão, acusado de abrigar os inimigos de Roma. De fato, a ideia de um “messias” poderia levar a crer que Jesus criou um movimento de revoltosos contra César e o poder romano. Sendo um homem de posses Jasão “pagou uma fiança” e a coisa foi resolvida. Mas, depois desse “quibrobó” Paulo achou melhor “evadir-se da área” com seus companheiros. Durante a noite fugiram da Cidade sem serem vistos e se dirigiram para Beréia (atual Verria).

Em Bereia os apóstolos foram bem acolhidos. “Mas quando os judeus de Tessalônica souberam que também lá, Paulo anunciava a Palavra de Deus, vieram para agitar e perturbar também ali, as multidões. Então os cristãos fizeram Paulo partir para alcançar a costa marítima, enquanto Silas e Timóteo permaneciam lá” (At 17, 13 – 14). Saindo de Bereia Paulo partiu para Atenas, certamente, triste por ter deixado para trás seus companheiros de viagem. Mas, por outro lado, a presença deles nessas comunidades poderia fortalecê-las na fé enquanto ele, Paulo, o foco do “problema” poderia continuar seu trabalho missionário. Mais tarde Timóteo o  alcançará  em Atenas de onde foi enviado para visitar Tessalônica. Silas que ficou em Bereia seguiu, posteriormente, para Corinto com Timóteo, onde encontraram  Paulo novamente.

A partida intempestiva de Tessalônica nem deu tempo de Paulo despedir-se dos amigos que conquistou naquela região. Na carta que ele escreveu aos Tessalonicenses afirma que nutria ardente desejo de vê-los novamente e temia que, por causa das perseguições, eles tivessem desanimados da fé em Cristo (1 Ts 2, 17 –3,5). Acredita-se que a 1ª Carta aos Tessalonicenses tenha sido o primeiro escrito do Novo Testamento. Em Atenas Paulo tentará mais uma empreitada evangelizadora. Apesar disso, acabou sofrendo porque sequer foi ouvido quando pronunciou no areópago (estádio), o nome de Jesus. 

Foto de Tessalônica (Saloniki) - Imagem de RmX86 por Pixabay 

Segunda foto: Arquivo pessoal - Ícone de São Paulo Apóstolo em Filipos.

Vídeo abaixo: Troca de guarda no parlamento grego

Related

Onde está o teu tesouro?

 As histórias infantis gostam muito de realçar as imagens de tesouros: Tesouros encontrados, buscados à duras penas, perdidos e encantados... Antigamente, um dos desenhos infantis muito popular...

Vem Espírito Santo!

 Para quem não tem fé, a Igreja não passa de uma organização humana, uma espécie de ONG (Organização não governamental), ou um simples grupo que defende certos interesses, nem sempre conhecidos. ...

Ascenção do Senhor

 Jesus esteve aqui, viveu conosco, morreu, ressuscitou e subiu ao céu. E agora José? O que fazer da vida sem a presença física dele? Como tocar o barco sem sentir sua companhia que trazia serenid...

Postar um comentário

  1. Muito bom ler e conhecer entrelinhas na história de São Paulo que naquela época era ignorado e até caçado, hoje considerado grande teólogo e pregador do cristianismo.

    ResponderExcluir
  2. Estou acompanhando a história de Paulo pelo rádio toda manhã, estou achando muito interessante,quando o senhor fala fico imaginando a sena!Estou aprendendo muito!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon
:noprob:
:smile:
:shy:
:trope:
:sneered:
:happy:
:escort:
:rapt:
:love:
:heart:
:angry:
:hate:
:sad:
:sigh:
:disappointed:
:cry:
:fear:
:surprise:
:unbelieve:
:shit:
:like:
:dislike:
:clap:
:cuff:
:fist:
:ok:
:file:
:link:
:place:
:contact:

Vídeos

Mais lidos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item