Pentecostes

  Os discípulos de Jesus estavam com medo e o medo é um sentimento paralisante. Quem está com medo busca proteção. Por isso, estavam com as ...

 


Os discípulos de Jesus estavam com medo e o medo é um sentimento paralisante. Quem está com medo busca proteção. Por isso, estavam com as portas fechadas (Jo 20, 19-23), e talvez, imaginassem que Deus estivesse distante do grupo. Mas, de repente, Jesus pôs-se no meio deles, apesar das portas fechadas pois, não existem portas fechadas para Deus!  Após dirigir-lhes uma saudação familiar (Shalom), os discípulos trocaram o medo pela alegria. “Eles se alegraram por verem o Senhor...” Aquela visão, entretanto, parecia algo inusitado. Quem sabe não seria um fantasma?  Então, para que não lhes pairasse nenhuma dúvida, Jesus mostrou-lhes, sua “identidade”, ou seja, suas chagas. Assim, provou-lhes, que Jesus glorioso e ressuscitado era o mesmo que havia sido crucificado e, ainda, carregava as marcas dos pregos nas mãos e nos pés.

Apesar da alegria resultante desse encontro com Cristo ressuscitado, a Comunidade dos Discípulos (Igreja) ainda não sabia como agir. Jesus, então, soprou sobre ela conferindo-lhe o seu Divino Espírito.  Esse gesto fará toda a diferença na vida daquela comunidade, outrora, amedrontada.  O mesmo sopro divino que deu vida ao primeiro homem (Adão) agora recria os discípulos. Cheios do Espírito, agora estavam prontos para continuarem a missão de Jesus, cujo centro é sempre a defesa da vida. Mas, o empenho em favor da vida implica, igualmente, no empenho para afastar a morte, nesse caso, representada pelo pecado. O saldo do pecado é a morte: morte do homem e de todas as formas de vida. A ganância de alguns, por exemplo, leva à destruição de todo um manancial de águas... Quantas formas de vida são destruídas quando ocorre um desastre ambiental? A ambição desmedida pelo lucro acaba resultando num grande pecado.

Jesus ressuscitado confere aos discípulos a tarefa de batizar e perdoar os pecados. Pelo batismo farão surgir novos cristãos e pelo perdão dos pecados reabilitarão os mesmos para a convivência fraterna. Essa tarefa parece bonita mas, não é fácil. Assim, como aconteceu ao próprio Cristo, alguns irão aceitar e outros rejeitar a mensagem cristã. Se perseguiram Jesus irão perseguir também seus seguidores. Ainda assim, nós os seguidores de Jesus, devemos continuar firmes em nossa missão. Não nos cabe julgar e condenar ninguém pois Jesus também não veio para julgar e sim para salvar.

O Espirito Santo é aquele que confere à Igreja diversos dons em vista da harmonia do todo. Esses dons não devem ser causa de divisão, pois nos são dados pelo mesmo Espírito em vista do bem comum. Pentecostes é o contrário de Babel (Gn 11, 1-9). Em Babel, todos falavam e ninguém se entendia. Em Pentecostes, apesar das diferenças entre os povos, todos são capazes de entender a mesma língua, pois a linguagem do Espírito é a linguagem do amor e, talvez, essa seja, realmente, a única língua, de fato, universal. Que o Espírito de Deus nos ajude a falar e entender essa língua!

Imagem em destaque: https://pixabay.com/pt/illustrations/flor-fogo-arte-resumo-sol-2536651/

Related

Reflexões 2163683404149614319

Postar um comentário

  1. Tudo maravilhoso. A música muito linda me faz voar no tempo. Lembro dela em suas missas aqui na Auxiliadora salvo engano

    ResponderExcluir
  2. Que linda reflexão, ainda mais nos tempos difíceis que estamos passando. Deus nos conforte e tira nosso medo, que tenhamos fé e perseverança em nossa caminhada.

    ResponderExcluir
  3. Que o Espírito Santo abra nosso entendimento para bem convivermos , e sobre os bispos do sínodo da Alemanha. Que possamos todos entender e acolher Cristo Palavra Viva , sem medo algum dos perseguidores deste mundo.

    ResponderExcluir
  4. Que benção é o Padre Gabriel! Diante deste mundo escravo do dinheiro, onde muitas pessoas não tem tempo de ir a Missa,sentir o Espírito Santo, na mesa da comunhão e no coração, entendemos hoje na Homilia do Padre Gabriel, como é grande e precioso a presença de Deus em nossa vida! Que o Espírito de Jesus nos ilumine e nos dê a alegria da vida eterna! Obrigada

    ResponderExcluir
  5. O dia de hoje é para todos nós pedirmos a ação do Espírito Santo em nossa vida. O senhor que escolheu como exercício do dia dia , ser um mensageiro do reino de Deus, considero como demonstrado em suas práticas que tem sido contemplado. Nós Somos sempre agraciados em ouvi-lo com sábias palavras. Agradecemos a Deus pedindo vida longa com sabedoria entre nós.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item