Deus mendigo

  Deus sempre nos surpreende com seu jeito de agir. Quando todos esperavam um Deus poderoso aos moldes de um líder militar, Ele veio a nós c...

 


Deus sempre nos surpreende com seu jeito de agir. Quando todos esperavam um Deus poderoso aos moldes de um líder militar, Ele veio a nós como criança. A criança em tudo depende dos adultos. Deus se fez dependente de nós, invertendo a lógica messiânica de seu povo. No encontro com a Samaritana, à beira do poço, pediu-lhe um copo d’água. Após ser atendido, ofereceu-lhe, água viva. A fonte de água viva suplica por um único copo d’água! Como entender esse gesto?  Antes da multiplicação dos pães requisitou alguns pãezinhos de uma criança e com eles alimentou cinco mil pessoas!

Uma coisa é certa: - Deus não tem mania de grandeza. Nós, que nada somos, é que cultivamos tais manias. Deus é simples e transparente. Com grande naturalidade, sem fazer estardalhaço, ressuscitou a filha de Jairo e recomendou aos seus pais que lhe dessem de comer. Durante a última ceia inclinou-se, humildemente e, feito escravo, lavou os pés dos discípulos. Que Deus é esse, que sendo tão grande, se fez mendigo para nos servir? Ele que tudo criou suplica, carente, pelo nosso amor. Como entender isso?

Creio em Deus todo poderoso, criador do céu e da terra... Assim, começa uma de nossas orações principais. Isso, está correto, caso contrário, ele não seria Deus. Mas, penso, que esse tipo de afirmação não o agrada muito.  Jesus nos revelou o verdadeiro rosto de Deus: Um pai, perdoador, misericordioso e apaixonado pelos filhos. Penso, que Deus nos olha, lá do céu, com um olhar cheio de bondade e misericórdia. Quem tem misericórdia coloca-se no lugar do outro e compreende suas fraquezas. Por isso, não temo o julgamento divino pois, sei que, para além de justo, ele é misericordioso e eu confio nessa misericórdia!  

Deus, às vezes, se disfarça para testar nossa generosidade. O texto abaixo foi escrito por Rabindranath Tagore, (Tagore) um poeta indiano que produziu verdadeiras pérolas na literatura de seu tempo. Acho que ele poderia ser aplicado aqui para ilustrar o que estou dizendo ou tentando dizer. Então, vamos lá:

Eu estava mendigando de porta em porta no caminho da aldeia, quando tua carruagem de ouro apareceu ao longe, como sonho deslumbrante. E fiquei me perguntando, extasiado, quem seria esse Rei dos reis.

Minhas esperanças voaram alto, e pensei que meus dias infelizes haviam chegado ao fim. Fiquei sentado, esperando esmolas que me seriam dadas sem serem pedidas, e um tesouro, espalhado por toda a parte, na poeira.

A carruagem parou onde eu estava. Teus olhar pousou em mim e desceste sorrindo. Senti que a felicidade de minha vida havia enfim chegado. Então, de repente, estendeste a mão direita e me perguntaste: “O que tens para me dar?”.

Ah, mas que gesto tão régio foi esse o de abrir tua mão para pedir esmola a um mendigo: Eu estava confuso e não sabia o que fazer. Então, bem devagar, tirei de minha sacola o menor grão de trigo, e o entreguei a ti.

Contudo, qual não foi minha surpresa quando, no fim do dia, esvaziei minha sacola no chão, e encontrei um grão de ouro entre as pobres migalhas que restavam! Chorei amargamente, lamentando não ter tido a coragem de entregar-me todo a ti. (1)

Após ler esse texto é bom tomar cuidado quando alguém solicitar nossa ajuda. Talvez, seja o próprio Deus que, disfarçado, vem a nós para testar nossa caridade. Pense nisso!

 

1 – Tagore, Rabibdranath, Poesia Mística. SP. Paullus, 2003. Poema 50 ( Gitanjali).

Imagem de billy cedeno por Pixabay 

Related

Análise de Jeremias

Não tenho nada contra ele. Pelo contrário, somos muito amigos. Mas, uma coisa eu prometo para você: - Nunca mais vou lhe mostrar meus exames médicos. Estou falando de Jeremias. Prefiro tratá-lo ass...

Importância da catequese

Só quem já trabalhou na roça, em outros tempos, é que sabe avaliar as dificuldades desse trabalho. Conheço bem essa realidade. Posso falar, com autoridade, sobre ela. Tudo era diferente naquele tem...

Ars nos tempos de Vianney

São João Maria Vianney, patrono dos sacerdotes, viveu na França, nos tempos da Revolução Francesa.  Tal revolução, como as demais, quando passa, deixa para trás, um rastro de destruição e misé...

Postar um comentário

  1. Padre Gabriel..O Semhor e o meu Pastor e Nada me Faltara... em Todas caridades que praticamos nao e para nos ...e s. Para o Nosso Grande Deus...Estive na missa hoje na Mina o Evangelho ,a Homilia foi Toda para mim...e eu Sinto Deus perto de Mim ...Gratidão por ser Amigo Sacerdote em Minha Vida

    ResponderExcluir
  2. A mão de Deus nos é estendida a cada manhã, quando nos despertamos. Deus nos pede "uma esmola": a caridade de ajudá-lo na missão de fazer, do dia que nasce, um novo presente para a humanidade.

    ResponderExcluir
  3. Linda reflexão. Hj aconteceu isso comigo. Fiquei muito tocada por um irmão com grande dificuldade, Deus me guiou onde poderia ir para ajuda-lo e assim se fez. Obrigada meu Deus!🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  4. Como sempre o sr tem o dom da palavra, inteligência,humildade e carismático,Deus o abençoe muito.

    ResponderExcluir
  5. Padre Gabriel sempre com textos lindos nós trazendo paz em nosso coração com a palavra de Deus 🙏

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon
:noprob:
:smile:
:shy:
:trope:
:sneered:
:happy:
:escort:
:rapt:
:love:
:heart:
:angry:
:hate:
:sad:
:sigh:
:disappointed:
:cry:
:fear:
:surprise:
:unbelieve:
:shit:
:like:
:dislike:
:clap:
:cuff:
:fist:
:ok:
:file:
:link:
:place:
:contact:

Vídeos

Mais lidos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item