Lírica Breve : Uma Obra de arte da literatura
Nosso mundo parece ter se desacostumado da poesia. É uma pena! Através da poesia podemos transmitir nossa percepção da realidade que de outr...
A poesia está
guardada nas palavras — é tudo que eu sei.
Meu fado é o de não
saber quase tudo.
Sobre o nada eu
tenho profundidades.
Não tenho conexões
com a realidade.
Poderoso para mim
não é aquele que descobre ouro.
Para mim poderoso é
aquele que descobre as insignificâncias (do mundo e as nossas).
Por essa pequena
sentença me elogiaram de imbecil.
Fiquei emocionado.
Sou fraco para
elogios.
É a mais famosa coleção de poemas de Tagore pela qual ganhou o Prêmio Nobel em 1913. Aqui encontramos um grande expoente da poesia mística.
2-O Jardineiro
É um livro sobre o amor, o mistério inefável que tudo contem e no qual todos nós, de uma ou de outra forma, estamos mergulhados.
3-A Colheita
É uma espécie de testemunho do itinerário poético e místico de Tagore. Reflete o outono da vida, quando colhemos os frutos de nossas alegrias e tristezas, certezas e incertezas e, ainda, de nossas plenitudes e vazios, encontros, desencontros e frustrações.
4 e 5-A Lua Crescente
e A Fugitiva
Refletem, respectivamente, a criança e as perdas. Neles, Tagore celebra muitas perdas Quando criança, perdeu sua mãe; ainda jovem, perdeu a esposa a quem amava; meses depois morreu sua filha e, pouco mais tarde, perdeu também o filho mais jovem... Essas perdas todas ecoam nos poemas destes livros, com acentos de saudade, encantamento, tristeza e alegria.
6-Presente de Amante
É a festa do amor que leva a pessoa a querer entregar-se de presente, marcando o mistério do desejo de entregar a própria liberdade e vida, a fim de que a pessoas amada se liberte e viva mais.
7-Travessia
Continua o tema de Presente de Amante. Agora, porém, não se trata mais do amor por uma pessoa determinada, e sim da saudade e da ânsia de caminhar para o Mistério escondido em todas as pessoas, seres e coisas; o desejo de mergulhar e se perder no mar desconhecido que é o próprio Deus.
8-Pássaros Perdidos
São percepções poéticas, poemas em germe, muito semelhantes àqueles que assaltam neste ou naquele momento qualquer pessoas que vive neste mundo com os sentidos suficientemente atentos. A vida, de fato, é poesia, e os diferentes momentos podem trazer os acordes, ora harmoniosos ora discordantes, da sinfonia que se compõe dentro e através de cada um de nós. Tendo a nós mesmos como seu regente. Nela tomam parte todas as coisas, pessoas e situações, que se arranjam misteriosamente segundo um plano que à primeira vista vem de nós, mas que, no olhar atento,nos ultrapassa antes, durante e depois envolvendo nos com a luz e a sombra do Mistério.Os textos que compõem a Lírica Breve são mistos de poesia ou prosa poética onde encontramos percepções profundas sobre as mais diversas situações da vida.
1- Tagore, Rabindranath. Poesia Mística (Lírica Breve). São Paulo, Paulus, 2003.
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Deus seja louvado!
ResponderExcluirLírica breve sim, mas de profunda riqueza! Contem mensagem que nos faz bem ler e ouvir.
ResponderExcluir