Profetas

  Deu-me, vontade de escrever sobre o profetismo, embora, reconheça que não sou especialista na área. A introdução é um pedido de desculpas ...

 


Deu-me, vontade de escrever sobre o profetismo, embora, reconheça que não sou especialista na área. A introdução é um pedido de desculpas antecipado, tendo em vista, que o tema é complexo para ser abordado por um iniciante. 

Nossa cultura valoriza muito a racionalidade e, despreza a fé. Junto com a fé ignoramos também os questionamentos éticos que brotam como fruto das conquistas científicas. Em nome da ciência justificamos tudo, até mesmo uma matança irracional de baleias no oceano. Por tudo que entendo do profetismo, acho que os profetas jamais concordariam com muita coisa que anda acontecendo em nossa sociedade. Mas, quem foram os profetas e como eles atuaram? Será que ainda existe profetismo? Como os profetas são vistos pela sociedade?

Na Bíblia, não houve um tempo determinado para a atuação dos profetas. Eles estiveram presentes em diversos momentos da história do povo de Israel. Mas, há uma diferença entre o que entendemos por "profetas" e o conceito bíblico do termo. Para nós, profeta é aquele que tem uma visão antecipada do futuro, uma espécie de adivinho ou mágico. A palavra hebraica para "profeta" é "navi" e significa "estar inspirado". Significa também, despertar do sono, dar a conhecer, anunciar uma novidade… 

O profeta é diferente do místico. Ele não é alguém que fala em estado de êxtase. Sua mensagem é transmitida após, e não durante a revelação. Sua mensagem é um testemunho da revelação divina sem se confundir com a própria revelação. Afinal, ele é aquele sobre quem pousa a presença de Deus que o investe de uma missão. O profeta não fala em nome próprio, ele transmite a mensagem de Deus.

Entre os Séculos VIII e VI antes de Cristo, o profetismo bíblico mostrou toda a fecundidade de sua atuação. Não raro, o profeta era, e ainda é, um crítico ferrenho da sociedade que se embriaga de falsos valores e se esquece de Deus. Oséias, Amós, Miquéias, Isaías, Jeremias e Ezequiel fizeram duras críticas aos reis e à elite sacerdotal daquele tempo. Mas, eles não foram apenas portadores de ameaças. Souberam, melhor que ninguém, anunciar a esperança messiânica  e os novos tempos de liberdade trazida por ela. Criticaram o formalismo do culto sem vida, mas, anunciaram um libertador para o povo mais pobre. O profeta bíblico não é um vidente. É um crítico social. João Batista foi um terrível crítico da moralidade do seu tempo. Não temeu nem Herodes que possuía o poder de tirar-lhe a vida.

O profeta é, antes de tudo, um homem de Deus. Mas, é um homem sintonizado com seu tempo e com as angústias do seu povo. Nem sempre é simpático. Viaja na direção oposta da maioria, manipulada pela elite. Torna-se um "desmancha prazeres" quando destemidamente "põe o dedo na ferida"  e diz a verdade, doa a quem doer. Põe o amor a Deus acima do amor à própria vida. Não há como negar que Dom Hélder Câmara tenha sido um grande profeta, no Brasil. Assim como ele outros homens e mulheres marcaram sua atuação pelo profetismo. Alguns chegaram a perder a própria vida. Padres, religiosos e leigos já irrigaram com o próprio sangue nossa terra de Santa Cruz. Há por outro lado, aqueles que souberam, e ainda sabem  transformar a vida das pessoas anunciando-lhes a esperança. Comece a olhar e prestar atenção. Quem sabe, não existe um profeta muito mais perto de nós que você imagina? 

Foto: Detalhe do Sr. Bom Jesus. Matriz Nossa Sra. da Conceição, de Pompéu MG. Arquivo Pessoal

Related

Reflexões 6680873596178477526

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item