A sogra de Pedro

  Jesus curou a sogra de Pedro, assim nos diz o Evangelho (Mc 1, 29 – 39). Mas, dizer somente isso é pouco. Então, vamos explorar mais o tex...

 


Jesus curou a sogra de Pedro, assim nos diz o Evangelho (Mc 1, 29 – 39). Mas, dizer somente isso é pouco. Então, vamos explorar mais o texto bíblico em questão. Jesus saiu da sinagoga e foi para a casa de Pedro na localidade de Cafarnaum. Ao que parece, fez isso ao final do dia. Aqui há um deslocamento do espaço público para o privado, pois não devemos professar nossa fé apenas nas Igrejas!

 Chegando à residência de Pedro encontrou a sogra dele em estado de prostração, pois estava de cama e com febre.  Sem fazer espetáculo, Jesus aproximou-se dela, tocou-a, e ela levantou já curada de sua enfermidade.  Aqui temos um grande ensinamento:  Levar a fé para as mãos, ou seja, ajudar quem precisa de nós. Nossa fé não pode ser só da boca pra fora, ela deve ser testemunhada com ações.

Após ser curada, a sogra de Pedro pôs-se a servi-los. Ela nos ensina que devemos ser gratos a Deus quando recebemos um favor divino. A sogra de Pedro, mal recuperou a saúde, colocou-se a serviço de Jesus. Nós que temos boa saúde, nem sempre temos a mesma disposição para ajudar a quem precisa de nós.

Ao perceber a presença de Jesus a porta da casa de Pedro encheu-se de doentes naquela noite. Para quem está doente o dia não passa e, quando chega a noite é pior ainda. Aquela noite, no entanto, foi diferente, pois, foi iluminada com a presença de Jesus. Tal presença faz muita diferença na vida de quem sofre.

De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus foi rezar num lugar deserto. O “combustível” para as ações de Jesus vinha de sua intimidade com o Pai. Dessa profunda comunhão com Deus Jesus tirava forças para a missão. Ele fazia o bem não por razões humanitárias mas movido pela fé.

Ao ser procurado por Pedro Jesus afirmou a necessidade de pregar em outros lugares. Ele não quis tirar proveito da popularidade e se valer dela para benefícios pessoais. Sua missão deveria ser cumprida conforme o desejo do Pai. Ele veio para todos e não apenas para os habitantes de Cafarnaum.

Após refletir sobre esse Evangelho posso concluir que:

- A Igreja deve, de fato, ser uma “Igreja em saída”, conforme afirmação do Papa Francisco. Jesus saiu da sinagoga e foi pregar a todos. A Igreja deve estar voltada para fora e não apenas para dentro. Nesse sentido, deve ser missionária;

- A oração e a intimidade com Deus é que sustenta um trabalho missionário. Caso, contrário, ele terá outras motivações e perderá o seu foco principal;

- Não basta dizer que tem fé se ela não é demonstrada com atitudes;

- Jesus não quer ninguém prostrado. Ele veio para que tivéssemos vida e vida em abundância;

- Servir ao próximo é uma boa maneira de agradecer os grandes favores que recebemos de Deus.

Deixo aqui, algumas simples contribuições para ajudá-lo na compreensão do texto bíblico. Use o espaço dos comentários abaixo e deixe anotado as suas contribuições. Vamos, coragem!

Foto: Arquivo pessoal

Related

Reflexões 955080998648650101

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item