O Chato

  Ao desenvolver este tema, não terei a mínima pretensão científica. Mas, seria injusto com o leitor começá-lo de qualquer jeito. Por isso, ...

 


Ao desenvolver este tema, não terei a mínima pretensão científica. Mas, seria injusto com o leitor começá-lo de qualquer jeito. Por isso, vou oferecê-lo, algumas definições da palavra: “chato”.

No “Aurélio”, entre milhares de significados para a palavra, podemos destacar: maçante, sem relevo, espécie de piolho, etc. Para enriquecer o texto, procurei mais significados da palavra em outros lugares. Encontrei a expressão: “Chato de Galochas”. Galochas é uma espécie de borracha usada para cobrir as botas, para protegê-las da umidade. O chato de galochas, portanto, é aquele que nunca fica resfriado. Para seu conforto, você terá de aturá-lo, eternamente!

Recentemente, o chato passou a ser chamado de “mala”.  Alguns, sofisticando a expressão, o chamam de “mala sem alça”.  Imagine você carregando uma coisa assim?  A parte melhor da viagem, é a hora que você se livra das malas. Mas, do chato, não tem como se livrar tão facilmente. Ele, realmente parece um piolho desses que grudam no corpo da vítima e causa mais ojeriza que uma mala sem alças.

Existe o “Chato que dói”. Esta espécie de chato, desperta na pessoa uma dor repentina, em qualquer parte do corpo. Dizem que a dor de barriga, comumente, alegada, faz livrar-se dele. Indo direto para o banheiro, provavelmente, ele não poderá seguir a vítima. Mas, não se assuste se alguns quiserem acompanhar a vítima até mesmo nesse lugar.

Existe ainda o chato portador de medalhas que só adquire tal honraria após  reconhecimento público. Comumente é chamado “chato de carteirinha” apesar de, nem sempre, carregar tal documento, o que dificulta a sua identificação. Nesse caso, é preciso observar se as pessoas correm dos lugares aonde ele chega. A coisa funciona mais ou menos assim: É como soltar uma bomba num bando de pombos. Não fica um sequer!  Esse tipo de chato goza de privilégios, como o de abrir exceções, por exemplo. Ainda que, o médico tenha fechado o expediente ele costuma atendê-lo, temendo seu regresso.

O chato tem sempre um pretexto para se grudar em alguém. Alguns chegam a segurar o braço da vítima, enquanto conversam, temendo que ela fuja, repentinamente, de sua presença. Infelizmente, os chatos estão povoando todos os lugares. Estão nas ruas, pontos de ônibus, elevadores e até mesmo nas linhas telefônicas. Ao telefone ele inicia a conversa sempre assim: “Você sabe quem está falando”?  Agindo assim, ele põe a vítima numa encruzilhada. Dizer não poderia cheirar a desconsideração, dizer sim é uma aventura. Em seguida ele pode interrogar: então, qual é o meu nome?  Ele sempre supõe que será conhecido apenas pela voz, entre milhares de outras vozes.

Chatice costuma ser um dom. Alguns não fazem nenhum esforço para obtê-lo, simplesmente, o possuem. Usar perucas, óculos escuros e amuletos não são garantias para se livrar dos chatos. Até porque existe o chato do toque. Nesse caso, ele fala com as mãos e, enquanto conversa, apalpa todo o corpo da vítima.

Nunca convide um chato para rezar com você. Pode ser que ele goste!  Além do mais, ele sabe que a paciência de Deus é infinita e ainda que ela se esgotasse o Cristo está pregado na cruz e impossibilitado de empreender fuga...

Dizem que o inferno, nada mais é, do que a presença de mil e quinhentos chatos, revezando-se, constantemente, diante do condenado. Livra-me Deus! Esse castigo parece doloroso demais, pois apenas um chato é suficiente para fazer a gente pagar todos os pecados...

Imagem de Ilo por Pixabay

Related

Crônicas 6968503626853812430

Postar um comentário

  1. Não me canso de rir... Infelizmente é a mais pura verdade. Têm alguns que grudam mais do que goma se mascer... Valha-me Deus!

    ResponderExcluir
  2. Muito engraçado. Me fez lembrar a quanto tempo não ouvia a palavra: chato de galocha ouvia muito dos meus tios. Mas realmente tem muitos que ultrapassa a sua chatice kkk

    ResponderExcluir
  3. Adorei, como sempre seus textos são ótimos.
    O chato de toque, AFF, este me irrita mais que os outros.

    ResponderExcluir
  4. Pensando nas modalidades de chatos(as), escolhi a de pessoa que quer ser o centro de atenção o tempo todo. Lembro de uma que até gosto, mas detlha demais e chega ate beirar exagero em seus casos, ora interessantes ora nada ineressantes. Preferencialmente da familia. É o chamado papo ruim.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item