Cuidado com certas flores!

  Aparentemente, não existe nada mais puro, simples e inocente do que as flores. Quem não gosta de apreciá-las, quando bem dispostas, num ca...

 


Aparentemente, não existe nada mais puro, simples e inocente do que as flores. Quem não gosta de apreciá-las, quando bem dispostas, num canteiro ou num arranjo? É preciso, no entanto, tomar cuidado com algumas delas. As aparências podem ser enganadoras e, por trás, de muita beleza, às vezes, escondem venenos letais.  Uma dessas flores, chamada “acônito”, foi citada por São Francisco de Sales em seu livro “Filotéia”(1). Ela foi mencionada para alertar aos jovens quanto aos perigos que eles poderiam enfrentar quando se encantavam por falsos ideais. Em 1936, por exemplo, muitos jovens se “apaixonaram” por um partido político alemão, que lhes parecia ser uma coisa boa, mas, acabaram sendo transformados, por esse partido, em verdadeiros monstros.  O que lhes parecia uma flor acabou se transformando em horror. Esse é um perigo que pode ser real, em todos os tempos, quando nos apaixonamos, de forma acrítica, por algum partido político ou ideologia de diversos matizes.

Em nossa imaginação nos acostumamos a pensar que o diabo seja feio e tenha uma aparência horrível com chifres, rabo e tudo mais. Talvez, isso não seja verdadeiro. Caso fosse assim mesmo, espantaria todo mundo. O mal, muitas vezes, nos é apresentado de forma bela e sedutora. Não foi com um fruto podre e fedorento que a serpente atraiu Eva ao pecado. A Bíblia nos afirma que o fruto tinha bela aparência. “Por fora era bela viola e por dentro pão bolorento”. Quantos jovens, em nossos dias, se embarcam em verdadeiras canoas furadas pensando estarem numa embarcação de luxo? Por isso, é bom se lembrar de que, nem tudo que parece flor, na verdade o é, e ainda que fosse, poderia esconder grandes perigos. Nesse caso, é preciso ter cuidado, pois, “prudência e caldo de galinha não faz mal à ninguém” .... Existem flores que podem nos atrair pela beleza que ostentam, mas, depois nos conduzem à verdadeiros vales de lágrimas.

Muitos jovens que entram no caminho da droga, certamente, o fazem por engano. Quem lhes oferecem “o produto,” pela primeira vez, não lhes contam que, na verdade, aquele pode ser o caminho do inferno! O mesmo acontece quando nos apaixonamos por falsos ideais, falsos líderes religiosos ou políticos. Diante de um mundo, fortemente, marcado por fake News é preciso tomar cuidado para não embarcar em canoas furadas. Nem tudo, é, o que parece ser. Uma flor que parece pura, pode ser venenosa e matar crianças inocentes pois, essas, pela falta de senso crítico, levam à boca, tudo o que apanham.  Pense nisso!

1- Filotéia - Parte III - Cap 17

https://www.pexels.com/pt-br/foto/natureza-azul-plantar-planta-20051014/

Foto de Wyxina Tresse

Related

Crônicas 8684911849183002181

Postar um comentário

  1. Pois bem Padre Gabriel , quanto é importante sermos alertados. Amo o jeito, o método que o senhor usa para refletirmos. Deus o abençoe nesse importante trabalho evangelizador, conscientizar.

    ResponderExcluir
  2. Muito verdadeiro este texto, quem ainda não se encantou com algo maravilhoso, de aparência bela e de repente entrou " numa barca furada" , seja um amor, seja uma proposta de trabalho, enfim... O que poderia ser uma mar de rosas, no final é um pesadelo. Estamos vivendo num mundo de muitas propostas e nos iludimos. Bom mesmo é ter o pé no chão e saber distinguir o bem e o mal, confiar ? Só em Deus , pedir a Deus que nos oriente , o caminho a gente segue mas pedindo a proteção e o discernimento a Deus !

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Lindo texto quantos jovens que seguem o caminho das drogas precisamos mudar este mundo!

    ResponderExcluir
  4. Eu já vi muitas famílias serem destruída por causa de falsas ideologias. Sr fala sempre sobre os perigos por trás de falsos líderes. Bela colocação, continue por esse caminho. Frutos será produzidos. Deus te abençoe hoje e sempre.

    ResponderExcluir
  5. As aparências se enganam já diz o ditado popular. Lindas as reflexões que o senhor traz para nós ❤️. As vezes buscamos alegrias momentâneas mas a verdadeira felicidade está em buscarmos a Deus em primeiro lugar .

    ResponderExcluir
  6. Vale lembrar que: "....O que lhes parecia uma flor acabou se transformando em horror.....". Esse é um perigo que pode ser real, em todos os tempos, quando nos apaixonamos, de forma acrítica, por algum partido político ou ideologia de diversos matizes."....

    ResponderExcluir
  7. Plantas, frutas, objetos, e ideias, podem sim nos enganar porque as aparências não tem correspondência ao que se mostra no imediato.
    Estamos assistindo uma onda de fanatismos nos aspectos : social, religioso e politico.
    Social - homofobia, racismo, machismo e até pobreza.
    Religioso- intolerância com a escolha da fé do outro. O pior é a distância de algumas religiões com a mensagem de Jesus.
    Política - A polarização entre quem defende interesses mais do social e as de interesses do capital.
    Que Deus nos ajude a estar na escolha certa que leva a vida. Algumas escolhas favorecem a morte.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo texto. Nos proporciona uma bela reflexão sobre a importancia da análise sobre os fatos atuais como a industria de fake news.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo texto. Nos proporciona uma bela reflexão sobre a importancia da análise sobre os fatos atuais como a industria de fake news.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item