A santidade passa pelo irmão

  Os mestres da lei e os fariseus volta e meia, encantoavam Jesus para colocá-lo numa situação embaraçosa. Eles eram legalistas e queriam ob...

 


Os mestres da lei e os fariseus volta e meia, encantoavam Jesus para colocá-lo numa situação embaraçosa. Eles eram legalistas e queriam obrigar todo mundo a entrar nessa camisa de força que era a lei religiosa, naquele tempo, formada por 613 mandamentos! Nem eles conseguiam viver esse pacotão de normativas ampliadas por eles mesmos. Jesus nos ensina que não basta cumprir o mínimo obrigatório exigido pela lei. Acima da lei devemos colocar em prática a misericórdia. Não basta frequentar o culto e esquecer-se do irmão. Por isso, chegou a afirmar:

“Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa tua oferta ali, diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta”.Mt 5, 23 -24.

Ilustra bem o que falamos a parábola do bom samaritano. Havia um homem caído na estrada e muitos passaram por ele sem dar socorro. Passou por ali, inclusive um sacerdote e apressou o passo. De acordo com a “lei da pureza” tocar um enfermo poderia deixar impuro quem o tocasse. Talvez, por isso, o sacerdote apressou o passo. Queria estar limpinho para celebrar o culto... Cumpriu a lei mas faltou com a caridade sem perceber que o amor ao próximo deveria falar mais alto naquela situação.

Jesus não veio abolir a lei e nem idealizá-la. Para fazer isso já tinha gente demais. Ele não era o fim da lei mas a finalidade da mesma pois toda lei deveria apontar para ele e preparar o mundo para sua vinda. Nesse sentido, a lei é “menineira”, ou seja pedagoga. Enquanto tal, ela só fazia sentido para ensinar a caminhar com as próprias pernas. Depois que a pessoa já caminha com as próprias pernas não é preciso mais das muletas. Jesus vai mais fundo no ensino da lei. Enquanto essa proibia o homicídio (não matar) Jesus ensina que devemos eliminar qualquer situação que fere a fraternidade. Pensando nisso, podemos nos questionar: quais as situações atuais mais ferem a fraternidade? Falaremos de algumas:

Bebedeira: Não existe nada mais destrutivo numa família quando há exagero no consumo de bebidas alcoólicas. Quem passa por isso há de concordar comigo. Ao lado da bebida podemos elencar todas as drogas lícitas ou não. A família se transforma num verdadeiro inferno com esse tipo de problema. E não é só a família quem sofre. Ele desgasta toda a fraternidade humana.

Disputas por herança: Uma família costuma ir bem até aparecer uma situação de herança. E olhe que a herança nem precisa ser grande. A ambição costuma falar mais alto que a união. Não é raro que uma disputa por herança destrua todos os vínculos fraternos.

Falta de perdão: O perdão é necessário e bem vindo em qualquer forma de relacionamento humano. A falta dele costuma abrir feridas profundas nos relacionamentos. A situação piora quando há desejo de vingança. Sem perdão não existe cristianismo. É bom enxergar essa verdade. Cristo perdoou até quem o matou prendendo-o na cruz. É preciso muito treinamento e esforço de todos nós nesse sentido se quisermos buscar a santidade.

Jesus nos ensinou a ligar culto e fraternidade. Não dá para celebrar bem, quando muitos estão de costas uns para os outros. A minha santidade passa pelo irmão. Por isso, não devo  levar a oferta ao altar sem considerar a fraternidade. O ensinamento é muito simples, mas ao mesmo tempo, difícil de ser colocado em prática. Trata-se de um desafio que devemos vencer. Para terminar, cito um pensamento de Santa Tereza de Calcutá: 

Qual é o meu pensamento? Eu vejo Jesus em cada ser humano. Eu digo para mim mesma: este é Jesus com fome, eu tenho que alimentá-lo. Este é Jesus doente. Este tem lepra ou gangrena; eu tenho que lavá-lo e cuidar dele. Eu sirvo porque eu amo Jesus.

Imagem de Oraciones Cristianas y Poderosas por Pixabay

Related

Reflexões 4285349159013713236

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item