Os discípulos de Zeus

  Zeus, esposo de Hera, era o chefe dos deuses na mitologia grega. Com aparência severa e jeito de bom marido, na verdade, não era bem isso....

 


Zeus, esposo de Hera, era o chefe dos deuses na mitologia grega. Com aparência severa e jeito de bom marido, na verdade, não era bem isso. Quem vê cara não vê coração! Zeus era especialista em trair sua esposa e driblar a sua vigilância constante. Não tinha medo de descer ao ridículo para deitar-se com outras deusas, ninfas ou mortais. Sendo assim, disfarçou-se de touro para ficar com Europa, princesa fenícia, que deu nome ao continente; de cisne para ficar com Leda, rainha de Esparta; de chuva de ouro para ficar com Dánae que estava presa numa torre, e assim por diante. Não sei o que tem em comum, um touro, um cisne branco ou uma chuva de ouro, mas penso que, no caso da chuva de ouro, a coisa rendeu mais.

Os jogos de sedução mudaram-se, com os tempos. Hoje os discípulos de Zeus conquistam suas presas com uma tatuagem na barriga da perna, um brinquinho na orelha, calça apertada ou mesmo um rabo de cavalo nos cabelos, quando eles ainda existem. Com a carteira recheada também costuma funcionar. Fiquei surpreso, recentemente, quando me deparei com um colega, que já frequenta o geriatra, usando uma borboleta tatuada na barriga da perna. No caso dele, acho que não funcionou bem, pois, não conseguiu segurar nenhuma Europa, Dánae ou Maria Teresa. Acabou voltando para sua antiga Hera, com o rabinho entre as pernas para passar longa temporada na casinha do cachorro.

Os discípulos de Zeus que ainda são capazes da tal chuva de ouro, certamente, se dão bem. Lembro-me de um evento político que participei, certa vez,  e vi muitos senhores com mais de meia idade saltitantes e sorridentes. Estavam com os rostos tão vermelhos que pareciam trabalhar em boca de forno. Esse "esfolamento" na cara é um procedimento muito usado também por cantores sertanejos. Alguns, parecem ter lavado os rostos com leite de mamão macho para parecerem mais jovens. Isso é que chamo de “demonização facial”.  O que conta mesmo não é a fisionomia e sim a economia. Para ganhar uma chuva de ouro qualquer sapo se torna príncipe e a cara importa menos que os bolsos.

A vaidade masculina anda em alta, ultimamente. Alguns se depilam, fazem cirurgias, aplicam isso e aquilo, aqui e acolá. Existem próteses que prometem milagres! Um artista conhecido da televisão fez tanta plástica no rosto que sua pele agora parece empacotada à vácuo. Como o homem nunca foi muito bom em se cuidar é comum, também, que alguns pintem os cabelos, mas não pintem os bigodes. A coisa desanda por aí. No topete uma vasta floresta preta e mais embaixo duas pestanas esbranquiçadas como vassouras de bruxas. Vá de retro, coisa feia!

Tenho um amigo, também acima dos cinquenta, que cismou de andar com calças apertadas, ultimamente. Foi na loja do Zico e trocou todas as vestimentas. Zico, que não é bobo, deu o maior apoio. Só não ficou tão bonito porque as pernas do freguês, afinaram-se e, com o tempo,  entortaram um pouco. Mas, tudo isso foi por culpa da lei da gravidade! Ele jura que vai mandar abolir tal lei, pois, enquanto luta para que tudo suba, na verdade, tudo acaba caindo num movimento retilíneo uniformemente variado. Ô física maldita!

Aos devotos de Zeus fica um alerta: por mais poderoso que seja essa divindade é bom lembrar-se de outra, ou seja, de Cronos. Cronos é o tempo. Na briga contra ele nunca vi ninguém sair ganhando até hoje. Talvez, você seja o primeiro. Dou-lhe, o maior apoio. Vá em frente pois, a vida é curta e a morte é certa.

Imagem de Andre Mouton por Pixabay

Related

Crônicas 2043383044187884308

Postar um comentário

  1. Padre Gabriel do Céu! Os inúmeros discípulos de Zeus deixarão de crer nele depois desta crônica que nos fez rir demais!

    ResponderExcluir
  2. ..."Aos devotos de Zeus fica um alerta: por mais poderoso que seja essa divindade é bom lembrar-se de outra, ou seja, de Cronos. Cronos é o tempo. Na briga contra ele nunca vi ninguém sair vencedor até hoje".... Padre Gabriel, no meu caso, Cronos sempre vence. Insisto em pintar meus cabelos, só que, toda semana as raízes branquinhas teimam em aparecer, aí vai eu pintar novamente!
    Kkkkkk

    ResponderExcluir
  3. 😂😂😂é por essas e outras que muitos caem e qdo dá pela coisa, o ridículo já está n praça.

    ResponderExcluir
  4. E verdade,o tempo passa e a velhice vem. Quem não quiser morrer novo, tem que ficar velho.

    ResponderExcluir
  5. É certo que as mulheres se cuidam mais e é comum certos procedimentos , algumas exageram, mas se os deuses ou mesmo nossos "deuses"entenderem que o seu envelhecimento o torna mais bonito, acredito que não precisariam de tanta artimanhas e seriam menos ridículos.O cronos faz bem , a beleza da maturidade é simplesmente linda!!! Quero envelhecer, ter rugas e cabelos brancos,.

    ResponderExcluir
  6. Muito boa estas crônicas para descontrair um pouco.
    Achei ótimo a colocação, parece ter lavado o rosto com leite de mamão macho kkkkkkk.

    ResponderExcluir
  7. Hoje a crônica foi de humor do início ao fim, e gostosa de ler, e claro enxertada de verdades.
    como o tempo é democrático pegando todos nós, pouco adianta a luta contra as perdas que o tempo trás.
    Vaidade na dose certa ajuda sim, mas os excessos tem andado na contra mão, piora e muito.

    ResponderExcluir
  8. Querer ser um belo rapaz, pela eternidade seria muito interessante. Mas usar de esperteza para trair a esposa, não é certo. Envelhecer e seguir o rumo normal deve ser o nosso foco.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Padre Gabriel existe uma indústria da ,,*beleza* que ganha muito com a vaidade humana. Cronos vence.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Padre Gabriel existe uma indústria da ,,*beleza* que ganha muito com a vaidade humana. Cronos vence.

    ResponderExcluir
  11. Esse texto e engraçado e verdadeiro . Há uma enecessidade exagerada em querer parmenecer jovem,deixando certas pessoas ridículas.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item