A trouxa do dia

  Quando eu era jovem, ela frequentava a mesma igreja minha e participava da missa todos os dias. Dona Lia era lavadeira profissional e vivi...

 


Quando eu era jovem, ela frequentava a mesma igreja minha e participava da missa todos os dias. Dona Lia era lavadeira profissional e vivia desse ofício. Buscava as roupas sujas, nas casas dos clientes e, no outro dia, as devolviam lavadas. Para transportar as roupas fazia uma grande trouxa que era carregada sobre a cabeça. Quando ia buscar ou entregar as roupas dava uma paradinha na igreja que ficava no seu trajeto e participava da missa. Sempre de bom humor, perguntava ao funcionário: Onde posso deixar a minha trouxa do dia até a missa terminar? Por causa da profissão, a gente nunca a via sem estar caminhando equilibrando sua pesada trouxa na cabeça. Aprendi com Dona Lia que todos nós carregamos uma trouxa do dia. São as preocupações e ansiedades próprias de nossas vidas. Alguns, ganham de Dona Lia, pois, conseguem, a muito custo, carregar três trouxas: A do presente, a do passado e a do futuro. Uns se preocupam com os vestibulares dos filhos, que ainda estão em fase de amamentação... Esses carregam a trouxa do dia e a do dia de amanhã. Outros, seguem pela vida arrastando as frustrações e marcas do passado. Como se não bastassem carregar as trouxas do presente  carregam as trouxas do passado. Corremos o risco de termos o presente roubado pelo excesso de preocupações com o futuro e as frustrações do passado.

No Evangelho de São Mateus (Mt 6, 24 -34) Jesus repete seis vezes a afirmação: “Não vos preocupeis”!  Mais adiante, no mesmo texto afirma que os lírios do campo não tecem e nem fiam e, no entanto, nem Salomão se vestiu tão bem quanto eles... Esta é uma das passagens bíblicas mais lindas! Ela serve para aliviar nosso excesso de preocupação e ansiedade.  

Atualmente, temos preocupações exageradas com a “previdência” e esquecemos da “providência”. Se Deus cuida dos pardais e dos lírios do campo Ele haveria de descuidar de algum dos seus filhos? Afinal, será que não valemos mais do que os pardais? São Gerônimo dizia que “o trabalho deve ser feito mas a preocupação deve ser desfeita”.  Inácio de Loyola aconselhava que: “Devemos agir como se tudo dependesse de nós mas, sabendo que tudo depende de Deus.” E o Salmo reforça: “Se Deus não constrói a casa, em vão trabalham os construtores” (Sl 127, 1 – 5).

Confiar na providência divina não significa descuidar de nossas obrigações, afinal, temos contas para pagar e tarefas a cumprir. Mas, é preciso ter claro que tudo depende de Deus, pois, sem ele nem poderíamos estar aqui, para trabalhar e cumprir nossas tarefas. É preciso acreditar que Deus quer o nosso bem, ainda quando não entendemos a sua vontade.

Existem pessoas que andam tão estressadas e tensas que só relaxam as expressões faciais depois de mortas. Nunca vi defunto estressado, pois, estresse foi feito para os vivos ou para quem ainda não aprendeu a arte de viver. Vejo ainda, que o tempo dos velórios está encurtando cada vez mais e isso não é culpa do morto, mas, dos vivos. Tenho medo que me enterrem ainda quente sem que eu nada possa fazer. Mas, isso não me importa pois, quando estiver nesse estado já estarei, completamente, nas mãos de Deus.

Para concluir cito mais uma vez o que Jesus disse no mesmo Evangelho mencionado acima: “Para cada dia bastam seus próprios problemas...” Apesar disso, não sabemos viver sem carregar o mundo nas costas feito Atlas, o deus da mitologia grega. Não quero imitar Atlas, quando muito imito Dona Lia e procuro carregar somente a trouxa de cada dia.

Foto: Arquivo pessoal

Related

Crônicas 8289884766697486379

Postar um comentário

  1. Deus é Providente. Pro significa antes e vidente, aquele que vê. Deus é aquele que vê primeiro, portanto sabe o que é bom ou ruim para cada um de nós! Peçamos a Ele o que necessitamos, mas coloquemos tudo em suas mãos. Ele que vê antes, fará sempre o melhor em nossas vidas!

    ResponderExcluir
  2. Esta reflexão me fez ver o tanto de "trouxa" eu carrego, carrego as três trouxas e muitas vezes peço a Deus para que me ajude a carregar estas trouxas a aliviar o peso, mas ainda acho que preciso confiar mais em Deus pois a " provisão é de Deus" .O que mais pesa é a trouxa do passado que carrega mágoas, a trouxa do futuro é para mim necessário mas a trouxa do presente é ardua, ela pesa muito pra mim mas tenho que confiar que Deus vai fazer com quem cada trouxa pese menos, só Ele para me carregar nesta caminhada.

    ResponderExcluir
  3. Ao ler o texto amarrei a carapuça no pescoço!!! Serviu direitinho!!! Sempre peço a Deus que aumente a minha fé pois a última palavra sempre será dele! Fico imaginando que ele deve ficar olhando e pensando como é fraco o ser humano! Fala muito, preocupa muito e faz tão pouco!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo texto que retrata a nossa realidade! Procuro carregar apenas a trouxa do dia.

    ResponderExcluir
  5. Preocupações são inúmeras, mas a que mais me incomoda é perder a fé nas pessoas. Porque em Deus eu nunca vou perder.

    ResponderExcluir
  6. A gente que não tem paciência com Deus né padre

    ResponderExcluir
  7. Mais que uma bela reflexão, um puxão de orelha! Obrigada, padre Geraldo.

    ResponderExcluir
  8. Carregar somente a minha trouxa do dia basta. Só que em nosso dias atuais, pessoas que se acham no direito de nos atribuí suas trouxa. Eu só peço a Deus força para conseguir cumprir minha jornada que assim me concedeu.

    ResponderExcluir
  9. Grande verdade as mensagens do texto e claro do Evangelho. Deveriamos já ter aprendido a confiar nas providencias Divinas em nossa vida e assim aliviar de muitas preocupações.
    Recitar Salmo é uma fora eficaz de Pedir de Louvar e Agradecer porque são palavras que vem em nosso auxilio, afinal como disse o Papa, o compositor foi inspirado pelo Espirito Santo.
    Quanto a música nos lembra pessoas tão viciadas em trabalho que se tornam escravos e nem percebem que são.

    ResponderExcluir
  10. Quanto mais leio os seus textos,mais eu aprendo, que Deus continue abençoando suas mãos para continuar escrevendo.
    Eu também quero carregar somente a trouxa de cada dia que já é bem pesada.

    ResponderExcluir
  11. Que texto lindo! Realmente, de tanto vivermos de passado e de futuro estamos saboreando muito pouco o presente.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item