Não junteis tesouros aqui na terra...

  Começo o meu texto citando o poeta brasileiro, Vicente de Carvalho (1866-1924) que, além de poeta, foi jornalista, fazendeiro, advogado e ...

 



Começo o meu texto citando o poeta brasileiro, Vicente de Carvalho (1866-1924) que, além de poeta, foi jornalista, fazendeiro, advogado e político:

 Felicidade

Só a leve esperança, em toda a vida,

Disfarça a pena de viver, mais nada:

Nem é mais a existência, resumida,

Que uma grande esperança malograda.

 

O eterno sonho da alma desterrada,

Sonho que a traz ansiosa e embevecida,

É uma hora feliz, sempre adiada,

E que não chega nunca em toda a vida.

 

Essa felicidade que supomos,

Árvore milagrosa, que sonhamos,

Toda arreada de dourados pomos,

 

Existe, sim: mas nós não a alcançamos,

Porque está sempre apenas onde a pomos

E nunca a pomos onde nós estamos. 

A parte da poesia que mais me chama a atenção é a que diz: A felicidade existe, mas, nunca a pomos onde estamos, pois, sempre a pomos fora de nós como se ela fosse os frutos dourados de uma árvore inacessível. Acho que é bem isso, que acontece em nosso tempo, um tempo onde o mercado dita as regras de comportamento, cria necessidades fictícias e faz a gente confundir o ser com o ter. Dá-se a impressão que o poder de compra vai garantir a minha felicidade. Como boa parte das necessidades não é real, o salário nunca dá para pagar as contas e por isso, a gente se mata no trabalho para não endividar ao final de cada mês. Isso confirma que a gente não coloca a felicidade onde estamos... 

No Evangelho de São Mateus (Mt6, 19 – 23) Jesus nos orienta dizendo: Não acumuleis tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam. Ajuntais para vós tesouros no céu... O alerta vale para todos nós, principalmente, para quem gosta de acumular, sem necessidade. Ter dinheiro e possuir o que nos é necessário é muito bom. Quem tem pode, inclusive, ajudar a quem não tem. O problema começa quando o dinheiro e as coisas se transformam em fins e não em meios. Diferente de Deus, que nos liberta, o ídolo nos escraviza. Muitos são escravos do dinheiro e dos bens que adquiriram. O dinheiro ajuda, mas, necessariamente, não traz felicidade. Caso contrário, todos os ricos seriam felizes e não é isso que percebemos por aí. De que adianta ser milionário e tirar a própria vida? 

Esse texto não quer ser uma idealização da miséria. Deus não criou ninguém para passar fome e morar debaixo da ponte. É apenas um questionamento, pois, muitas vezes, colocamos a felicidade num lugar distante quando ela pode estar perto de nós. Mais do que ter coisas precisamos de boas razões para viver. Quais são as razões que alimentam suas esperanças e dão sentido para sua vida? 

Pense nisso!

Foto em destaque: Arquivo pessoal - Eu e Dona Beija


Related

Crônicas 1792416465496012232

Postar um comentário

  1. A partir de agora ao rezar o Pai Nosso entenderei bem melhor o sentido da oração!!!

    ResponderExcluir
  2. Verdade, Padre GGabriel. O que vale em nissa vida é nosso Amor verdadeiro, sem nada em troca, sem cobranças, viver a é na doação.

    ResponderExcluir
  3. Eu amo chegar a noite e ler e agora escutar música é maravilhoso

    ResponderExcluir
  4. Duro admitir que nossa infelicidade é exatamente porque não nos colocamos no mesmo pódio que ela...

    ResponderExcluir
  5. Minha família, sem dúvidas minha maior riqueza e minha alegria.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia! É uma luta diária para que não nos deixemos ser escravos de bens.Ainda no nosso tempo que o ter supera o ser.

    ResponderExcluir
  7. A felicidade está nas pequenas coisas. As mais simples. Nelas conseguimos ver Deus.🙏🤍🫶

    ResponderExcluir
  8. Padre ricas reflexões deste texto e mais ainda o santo evangelho.
    Quero finalizar, e se me permite com uma estrofe minha.
    Vida, vida 'es passageira
    Mas muitos não te têm assim
    Acreditam que aqui deve ficar
    E buscam apenas na vida acumular.

    ResponderExcluir
  9. A felicidade se encontra nas pequenas coisas, na alegria familiar, nos amigos verdadeiros, na presença de Deus! Ser feliz custa pouco! Seja sempre muito feliz...

    ResponderExcluir
  10. O pensamento parece uma coisa atoa mas como é que agente voa quando começa a pensar....
    Lindo texto, linda música.
    A felicidade não está dentro e nem fora de nós , a felicidade está em nós.

    ResponderExcluir
  11. É tão simples ser feliz , tão simples que hoje não conseguimos ser .Com certeza que colocamos o ter acima do ser.Quanto isto é verdadeiro ,meu Deus!!!Ser simples custa caro entender a simplicidade é difícil, o valor que o ser humano dá ao outro ,é se ele está bem vestido , é se ele tem poder do $, hoje confundimos valores, mas e falta de amor ao próximo , é falta de entender a Palavra de Deus, e falta de colocar no coração JESUS.Quem.conhece verdadeiramente Jesus nunca terá estas dificuldades.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item