A preocupação com o joio

  Jesus gostava de ensinar através de parábolas e para isso usava uma linguagem de fácil entendimento que pudesse ser compreendida por todos...

 


Jesus gostava de ensinar através de parábolas e para isso usava uma linguagem de fácil entendimento que pudesse ser compreendida por todos. No capítulo treze do Evangelho de São Mateus temos um conjunto delas. Hoje vou comentar a explicação de Jesus sobre a Parábola do Joio e do trigo (Mt 13, 36 -43). Jesus havia contado essa parábola à multidão, mas, pelo visto, os discípulos ficaram muito atormentados com ela e pediram a Jesus que lhes desse uma explicação particular. Na parábola Jesus havia dito muitas coisas: Falou da semeadura, do campo, da colheita, dos bons resultados surtidos na terra boa... Mas, os discípulos ficaram mais preocupados com o joio. Talvez, já constatassem  essa “má semente” entre eles. Estando a sós com Jesus vão direto ao ponto: Senhor, explica-nos a parábola do joio?  Bem que poderiam ter pedido explicações sobre a boa semente, sobre a qualidade da terra ou mesmo sobre o significado da colheita... Mas, o que lhes preocupavam era a questão do joio.

Em sua explicação Jesus destaca sete símbolos e em seguida fala do juízo final. Falaremos, rapidamente, sobre cada um deles:

1-      O Semeador: O semeador é o Filho do Homem, ou seja, o próprio Jesus. Ele é o Senhor e Juiz da história e só ele pode julgar as nossas ações.

2-      O Campo: O campo é o vasto mundo com todo o seu emaranhado de relações: Políticas, culturais, econômicas, religiosas, sociais...

3-      A boa semente: São os filhos do Império de Deus. Os impérios deste mundo costumam ter outras preocupações. São os verdadeiros discípulos de Cristo de todos os tempos.

4-      O joio (motivo maior da preocupação dos discípulos). São os filhos do maligno. São tudo aquilo e aqueles que se opõem aos planos de Deus. Estão mais preocupados com o ante reino.

5-      O inimigo que semeou o joio: O diabo, divisor – tudo o que se opõe e rejeita a Deus.

6-      A colheita: O fim do mundo. O fim não só enquanto destruição, mas, enquanto finalidade, pois toda a finalidade da criação é a comunhão eterna com seu criador.

7-      Os ceifeiros: São os anjos. São agentes do julgamento divino. Ao final de tudo o reinado do mal será vencido pela força do Reino de Deus.

 

Juízo Final: O juízo final (não há datas para isso) será a vitória dos propósitos de Deus.  Jesus enquanto Juiz dará a vitória aos bons nesse processo. Por ora, é preciso paciência. Paciência nossa e paciência de Deus. Mas, a vitória do bem  já está garantida ainda que não consumada.

Imagem de PayPal.me/FelixMittermeier por Pixabay

Related

Reflexões 1766829182705589337

Postar um comentário

  1. Se não tivermos cuidado, podemos cair como joio é preciso rezar muito.

    ResponderExcluir
  2. Padre Geraldo Gabriel,boa noite! Este Evangelho, é muito importante pra que a gente, faça uma reflexão de nossa caminhada para os Céus. Nossos pensamentos, palavras e atos,devem ser avaliados,para a vida eterna.As vezes queremos que o mundo se santifica em questão de minutos... Mas Deus é paciente e quer que sejamos também.Que Deus nos dê forças para semear a Palavra de Deus,e esperar com paciência e amor,que ela germine em cada lar,em cada família,em cada coração sedentos de amor!❤️

    ResponderExcluir
  3. Jesus realmente é o máximo em suas explicações como nesta parábola do plantio e colheita.
    Nem tenho nada a acrescentar neste texto bem comentado.
    Gostaria de fazer uma reflexão sobre os estragos das más ações, no entanto acredito ter mais gente fazendo o bem mas a divulgação, os sensacionalismos do que é ruim tem dado mais ibope. Os Fake podem estar na categoria dos joios.
    A gente espera é que o bem vença sempre, e é a partir de um número cada vez maior de gente do bem, que o mal terá sua ação diminuida, melhor se fôssemos o terminal do mal.
    Parabenizo pelo capricho na escolha da bela música ao final.

    ResponderExcluir
  4. E as coisas como estão só Deus e misericórdia de todos nós

    ResponderExcluir
  5. O joio faz propaganda como a galinha bota o ovo. O bem cresce no silêncio

    ResponderExcluir
  6. Vejo que o importante é perceverarmos sempre no caminho de Cristo e sermos semeadores da palavra,boas sementes de trigo.....

    ResponderExcluir
  7. Vejo que o importante é perceverarmos sempre no caminho de Cristo e sermos semeadores da palavra,boas sementes de trigo.....

    ResponderExcluir
  8. Fico impressionada ao observar a pedagogia de Jesus ao ensinar as pessoas. Ele proporcionava a todos ,compreender o necessário e a liberdade de escolher o próprio caminho.Esse evangelho é importante por nos lembrar do nosso papel na construção
    de um novo mundo. Este vídeo apresentando a música Cio da terra é belíssimo..

    ResponderExcluir
  9. Praticar boas ações para que o mal não crie raízes

    ResponderExcluir
  10. As parábolas contadas por Jesus Cristo são tão atuais, que parece ser hoje que elas foram escritas. Tamanha visão e santidade de um "homem Deus, ou um Deus humano". Eu fico às vezes, me imaginando frente a frente com ele no julgamento final. Dá muito medo, mas também um pouco de conforto.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item