Cheio de alegria!

  Parece que está faltando alegria no mundo de hoje. O que vemos por aí não parece alegria verdadeira e sim uma euforia momentânea que passa...

 


Parece que está faltando alegria no mundo de hoje. O que vemos por aí não parece alegria verdadeira e sim uma euforia momentânea que passa junto com o efeito do álcool. Alegria perfeita vem de dentro e brota da certeza de se ter acertado o alvo principal da existência. Mais que dinheiro, fama e poder, precisamos de boas razões para viver. Mas, parece que é, exatamente, isso que anda faltando. Chama minha atenção a espera, ansiosa, de alguns, pelas sextas-feiras. É como se a semana fosse insuportável e na sexta recebêssemos permissão para relaxar, à custa de muitas latinhas, é claro. Desperta também a minha atenção quando vou aos supermercados nesses dias. Quase sempre o carrinho de compras está lotado, não de artigos de primeira necessidade, mas, de bebidas. Por alguma razão, penso que a vida tornou-se um fardo, insuportável, para muitos. Alguns chamam o pagamento semanal de “fazei-me rir”. Nesses casos, o riso dura pouco, pois, logo logo, o pagamento se esvai.

No Evangelho de São Mateus (Mt 13, 44 -46), Jesus conta duas pequenas parábolas para realçar a alegria. Alguém encontra, por acaso, um tesouro escondido no campo. Ele vende tudo o que tem, sem pensar duas vezes, para adquirir aquele campo. Essa atitude não é marcada pelo pesar de vender o que tinha, mas é carregada de alegria pelo que foi encontrado. O tesouro encontrado, de graça, lhe deu novas razões para viver. Penso que, esse tesouro pode ser o netinho que Deus lhe deu de presente, ou mesmo a cura de uma doença grave... O outro personagem da parábola teve seu esforço recompensado. Ele era um comerciante de pérolas. Tendo encontrado uma pérola rara e de grande valor, vendeu tudo o que possuía para adquiri-la. Esse personagem me lembra-me o Apóstolo Paulo quando disse: “Considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo”(Fl 3, 8-16)

O tesouro que Paulo encontrou e que o fez mudar de vida foi Cristo! Isso foi para ele causa de grande contentamento. Talvez, por isso, aconselhava: “Alegrai-vos sempre no Senhor; eu repito, alegrai-vos” (Fl 4,4). A alegria, nesse caso, é uma força que vem de dentro para fora. Brota da certeza de quem encontrou Deus. E quem se encontrou com Deus não se arrepende de ter largado a vida anterior. Nunca soube de algum santo que tenha se arrependido do passo dado em direção a Deus. Isso não significa que eles não tiveram dificuldades. Tiveram e muitas! Mas, apesar delas conseguiam entoar cantos de alegria, assim como Maria, cantou o seu hino por ocasião da visita a Isabel. Ela também abriu mão de muitas coisas, mas não abriu mão da alegria. É invocada, na ladainha como “a causa de nossa alegria”! Foi em seu corpo, imaculado, que o Verbo Divino se fez carne e veio habitar entre nós. Não poderia haver alegria maior do que esta: Um Deus morando conosco!

São Francisco de Assis, um dos santos mais amados do mundo, nos ensina a rezar pedindo o dom de levar alegria aos outros: Onde houver tristeza, que eu leve alegria! Levar alegria a todos é algo natural para quem está cheio de Deus. Por isso, Isabel afirmou à Maria: Desde que a tua saudação chegou aos meus ouvidos a criança pulou de alegria em meu ventre... Oxalá Deus nos concedesse também esse dom, o dom de levar alegria a todos. A alegria, nesse caso, é Cristo. A presença amorosa dele em nossa vida espanta qualquer sombra de tristeza. Pense nisso!

Imagem de Astrid Pereira por Pixabay

Related

Reflexões 2820115464364672534

Postar um comentário

  1. Deus seja louvado por mais um texto do Padre Gabriel,entre tantos que já li, esse me tocou profundamente!
    Depois de um dia cheio de trabalho duro eu agradeci a Deus por estar comigo o tempo todo e esse texto veio confirmar a presença de Deus na minha vida, porque sinto uma imensa alegria.

    ResponderExcluir
  2. Nossa,maior alegria, é a alegria do coração! Uma vida de orações,união com Deus e os irmãos,isto nos trás a paz. Onde tem a paz,está a alegria de Viver! Neste mundo tudo passa,a caridade nunca se desfaz, trazendo junto de nós O Amor que nunca morre. Este que vem de Deus,que transborda nossa Alma e enche de Alegria nosso coração.Isto é a perfeita Alegria é Vida Eterna!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite! Acredito que a maioria das pessoas hoje estão vazias, e como estão vazias não têm o que oferecer ao próximo. O mundo está vazio da alegria genuína presente nos pequenos gestos, nos momentos compartilhados com quem amamos.

    ResponderExcluir
  4. Estar cheios de Deus em nossa vida nos traz paz, alegria, com certeza. A verdadeira felicidade nunca poderá ser comprada, mas encontrada quando sintonizamos com o merecimento da graça de uma fé firme.
    Alegria real vem sempre do nosso interior.
    Que música linda! Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Boa noite acredito também que a felicidade de muitos está amarrada em várias festinhas de final de semana ,mas esquecem que a principal felicidade consiste em estar presente constantemente no dia à dia principalmente na presença com Deus. Só pra lembrar à muitos que Cristo é a Felicidade...

    ResponderExcluir
  6. Nossa que maravilha amei também adoro ler antes de dormir Deus abençoe sempre

    ResponderExcluir
  7. Este texto tão belo me levou veio coroar minhas reflexões de ultimamente e o senhor bem as deve saber...
    Cristo invadiu todos os meus dias como jamais!
    A reviravolta que sofri e ainda, me fez me aproximar mais Dele e valorizar cada momento da vitória de meu filho sobre seus dias de sofrimento...
    Ainda sofremos ele, eu nossa família...
    Depois de 3 meses, o amor de Deus por nós nos contagia e nos alegra com a alegria dos dias da saúde, da paz, da felicidade plena outrora nem notados...
    Esta, sim, a alegria de todos os dias e não a das sextas-feiras dos talvez vazios de Deus!
    Emocionantes cenas e música!

    ResponderExcluir
  8. "Onde houver tristeza, que eu leve alegria! " E São Francisco de Assis estava cheio do Espírito Santo,quando falou esta célebre frase.Que possamos como ele , levar alegria por onde passarmos. Linda reflexão e a música maravilhosa!!!?

    ResponderExcluir
  9. A alegria que eu carrego realmente vem de dentro. E me alegra nos finais de semana é participar das celebrações na Igreja. Descansar em Deus é a melhor receita que eu dou ao meus irmãos. A palavra renova as forças, da esperança, consolo, acalma a alma.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item