Santana e São Joaquim, os avós de Jesus

  A Bíblia não nos fornece nenhuma informação sobre os pais de Maria, a Mãe de Jesus. O que sabemos deles vem de outros escritos tão antigos...

 


A Bíblia não nos fornece nenhuma informação sobre os pais de Maria, a Mãe de Jesus. O que sabemos deles vem de outros escritos tão antigos quanto à Bíblia. Eles nos dão informações relevantes sobre Joaquim e Ana, os Pais de Maria. “Pelos frutos se conhece a árvore”, disse Jesus.  Então, podemos conhecer a grandeza dos pais, pela grandeza dos filhos. Maria não foi fruto de um casal qualquer, mas, de um casal muito santo. Disso não temos dúvidas. Ela que foi a mais santa das mulheres teve origem igualmente santa. “Bendita és tu entre as mulheres”! – Essa afirmação foi do próprio anjo Gabriel no dia da anunciação. Ninguém mereceu um reconhecimento tão grande pela sua santidade. Então, é de se esperar que os pais de Maria também fossem grandes em santidade.

Celebrar o dia dos avós de Jesus é lembrar-se de todos os avós e da dignidade dos idosos num mundo que parece se esquecer disso. Eu não tive o privilégio de conhecer nenhum avô. Mesmo sem conhecer meus avós fui testemunha do carinho que meus pais tiveram pelos netos. Já no final da vida, e sofrendo com Alzheimer, meu pai nunca se esqueceu dos netos. Às vezes, sofríamos para convencê-lo a tomar o banho e todos que viveram situações parecidas entenderão isso. Depois de muitas tentativas frustradas chamava um de seus netos para ajudar na “operação”. Assim que ele via o Jorge, esse é o nome do neto, sorria de felicidade e sem nenhuma dificuldade ia com ele para debaixo do chuveiro. A gente se sentia até meio humilhado ao ver tal cena!

Renato Alves, que trabalha comigo me disse algo semelhante sobre seu pai, Sr. Rodolfo, hoje falecido. Disse-me, que ele deixava suas netas prender seus cabelos e até mesmo lambuzar de baton o seu rosto, coisa que ele, enquanto filho, nunca teve esse tipo de liberdade. Tinha até medo de abraçar o pai... Quase sempre é assim: Os pais costumam ser duros com os filhos e ternos com os netos.

Ao longo da história, infelizmente, os idosos vem sendo muito desvalorizados. Foi se longe o tempo em que diziam que: quando um velho morria era uma biblioteca que pegava fogo. Num artigo publicado pelo portal Unisinos(1) em 2020 podemos constatar isso. O texto afirma que: Ao longo da história a figura do idoso foi perdendo valor de forma acelerada.  "Injustiça para com uma geração que outrora inspirava respeito e veneração”. O que escrevo em seguida é um resumo desse artigo.

Na Grécia nasceu a "gerontocracia" – o governo e domínio exercido pelos idosos - que gozou de excelente saúde até o século XX.

Em Esparta, um dos órgãos de governo mais importantes era a Gerusía, composta por vinte e oito membros, todos com mais de 60 anos.

Em Roma, o poderoso Senado - significava "assembleia de anciãos".

No Egito, como acontecia nas culturas primitivas, a longevidade era vista como algo sobrenatural.

No mundo hebraico, os anciãos também eram considerados como tendo uma conexão com Deus. O poder que os Conselhos de Anciãos tiveram nesta sociedade, que eram "todo-poderosos" e "incontestáveis".

Na Idade Média esse poder diminuiu, mas os idosos tinham valor como imagens veneráveis e simbólicas. Depositários da memória eram convidados a atuar como árbitros.

No Renascimento, época em que prevalecia o culto à beleza e às artes, a influência dos idosos começou a diminuir. Em 1740, a Imperatriz Maria Teresa da Áustria cria o primeiro asilo. Em um mundo obcecado por juventude e beleza, a velhice é cada vez mais vista como um obstáculo.

Modernismo - A industrialização e a revolução tecnológica vertiginosa foram fundamentais para o desprezo dos idosos. “O motivo pelo qual as sociedades cuidam ou não de seus idosos depende em grande parte da utilidade que têm”.

Os idosos, muitas vezes são abandonados por não serem mais úteis ao "mercado" e em algumas sociedades são praticamente descartados.

Celebrar o dia dos avós é refletir sobre a maneira como estamos tratando os nossos idosos. Nem sempre os tratamos com o respeito que merecem. Que São Joaquim e Santa Ana nos ajudem a valorizar mais aqueles que nos precederam na grande aventura da vida!

1- https://www.ihu.unisinos.br/categorias/601778-como-tratamos-a-velhice-desde-a-antiguidade

Imagem de Layers por Pixabay

Related

Crônicas 7343269280571333497

Postar um comentário

  1. Na minha infância tive mais contato com os avós paternos. Os maternos morreram antes de eu completar 6 anos, mas mesmo assim tenho recordações deles. Com meu avô paterno, aprendi tocar violão, ele era muito cuidadoso com seus instrumentos. Quando faleceu em 2012, deixou seu violão comigo. Minha avó materna gostava de roupas coloridas, dançar e perfumes. Faleceu em 2018 tenho muita saudades deles. Quem hoje em dia não tem amor pelos idosos, perde uma grande chance de aprender coisas absolutamente necessárias para vida toda. Eu quando me tornar avô, quero ter a paciência que eles tinham comigo.

    ResponderExcluir
  2. Que saudade de meus avós. Hoje são tão diferentes. Avós cada vez mais jovens. Que Deus possa abençoar todos os avós e avôs amanhã

    ResponderExcluir
  3. Precisamos valorizar mais nossos idosos, aprender de sua sabedoria, cuidar para que tenham uma vida feliz e o resto que lhes restam seja de gratidão e solicitude!

    ResponderExcluir
  4. Meu comentário foi do livro "Troque de lugar com o outro". Penso que está atual.
    Jovem/velho
    Não precisa ter conceitos sobre ser jovem, mas uma prática marcada com o seu sinal. Envelhece quem não morre novo. Envelhecer é uma etapa de vida em que se aproxima para voltar ao colo de Deus. É Espiritualizar-se. A única forma de não envelhecer é morrer.

    ResponderExcluir
  5. Eu tive a graça de conhecer meus avós paternos e maternos e experenciar esse amor. São Joaquim e Sant'Ana rogai por nós!

    ResponderExcluir
  6. Que reflexão maravilhosa amei Deus abençoe sempre o senhor e todos os idosos eu sou uma 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  7. Belíssima reflexão! Eu só conheci meu avô e avó maternos, os paternos faleceram quando meu pai tinha somente 7 anos. Meu filho só conheceu a avó materna e pater na e quando pequeno sempre me dizia queria tanto ter avôs. Mas ele já pode conhecer uma bisavó que era a minha avó materna. Antigamente nossos avós casavam- se muito cedo e automaticamente os pais também eram pais cedo. Mas os meus pais foram o contrário se casaram mais velhos e automaticamente os descendentes não tem o privilégio de conhecer os avôs e avós. São Joaquim e Sant' Ana interceda por todos os avôs e avós. Amém!

    ResponderExcluir
  8. Falar de vó , meu Deus quanta ternura!!! Sou vó hj mas não chegou aos pés das minhas avós, Eramita e Joana. Tenho certeza que foram direto para o céu sem passar em outro lugar nenhum. Vô, tenho lembrança do do vô Joaquim, tive o privilégio de ter o vô Joaquim , me lembro pouco pq quando ele se foi eu era pequena, mas tenho a vaga lembrança de ver seu caixão passando e eu em cima de um pe de goiaba. Seu velório foi na casa dele.Mas tenho relatos de quer era uma.pessoa boníssima como minha vó Joana.Vovo Eramita também. Muito religiosa. Muito boa , na casa dela não podia falar ( fofocar) de ninguém. Kkkk. Aí se houvesse comentários maldososs.Entao, quando vejo imagem de São Joaquim e SantaAna só tenho que lembrar que tive o privilégio de ter avós maravilhosos!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item