Com que você está gastando sua vida?

  O Evangelho de hoje é um tapa na cara de muita gente. Ele fala de renúncia de si mesmo, de tomar a cruz e seguir a Jesus (Mt16, 24 – 28). ...

 


O Evangelho de hoje é um tapa na cara de muita gente. Ele fala de renúncia de si mesmo, de tomar a cruz e seguir a Jesus (Mt16, 24 – 28). Como encarar tais exigências num mundo que afirma tudo ao contrário? O mundo valoriza quem se dá bem na vida, ganha muito dinheiro e faz sucesso. As palavras “cruz” e “renúncia” costumam não entrar nos dicionários daqueles que dão receitas de sucesso. Enquanto isso, Jesus afirma com todas as letras: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga, pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la.” Meu Deus! O que significa isso tudo?

Comecemos pelo sentido de “perder a vida”. Vou trocar o “perder” por “gastar” para facilitar a nossa compreensão. Nesse caso, estamos no mesmo barco, pois todos “gastamos” a vida à medida que nos envelhecemos. Então, lhe pergunto: Você está gastando a sua vida com o quê? Às vezes, com coisa à toa, que não contribui com o seu crescimento humano e espiritual! Vejo muita gente “gastando vela com defunto ruim...” Aquilo com o que você está gastando sua vida compensa?  

Para muita gente o importante é ganhar dinheiro e ficar rico, custe o que custar. Alguns fazem de tudo para subir, mas, acabam descendo. Lembram-se da música chamada “Conceição”, de Cauby Peixoto? Ela vivia no morro a sonhar com coisas que o morro não tinha... Foi iludida por alguém e desceu o morro sem subir na vida. Hoje daria um milhão para ser a simples Conceição que sempre fora... Você conhece alguma Conceição por aí?

Será que alguém se engana ao ponto de chegar ao final da vida com a triste conclusão que viveu tudo errado. Sim! Eu já ouvi isso, de pessoas que me disseram, exatamente, isso, ao final da vida. E o pior é que não dava para voltar atrás e concertar tudo. Viver é como pular de para quedas, ou se acerta ou não tem segunda chance. Por isso, é bom se perguntar: Estou gastando minha vida com as coisas certas? Ainda há tempo de mudar. Um dia poderá ser tarde demais.

Outra palavrinha detestável, atualmente, é a palavra “renúncia”. Desde cedo a criança tem todos os apetites saciados. Com, apenas, cinco anos já carrega Smartphone de última geração sem a menor necessidade disso. Os pais alegam que não aguentaram a “pressão” da criança. Nenhum desejo dela pode ser contrariado, mesmo que os pais fiquem endividados para atender aos seus caprichos.

Cristo não nos pede uma renúncia em troca de nada. É uma renúncia por causa dele e para segui-lo. O seguimento exige despojamento. Aliás, a vida pede despojamento. Nascemos sem a roupa do corpo e seremos sepultados sem nada. Mas, a sociedade consumista faz a gente adquirir muita “tranqueira” como se fosse artigo de primeira necessidade. A vida é simples e dispensa excessos. Os excessos costumam ser exigência social. Se você veste uma blusa simples ou de grife isso para a vida não faz diferença. A diferença é apenas social, por isso, alguns se matam pelas aparências.  Se a sociedade valoriza quem é jovem o sessentão fará demonização, ops! Digo harmonização facial para se parecer mais jovem. E aí fica aquela coisa esquisita com cara de mamão macho. Credo!

Renunciar a si mesmo é afastar-se de tudo aquilo que impede nossa caminhada para Deus. Pode ser o sitio, o barzinho, o esporte e tantas outras coisas. Veja bem, tudo isso é bom. Não é pecado gostar do sítio ou do cinema, mas, nada disso deve ocupar o primeiro lugar em nossas vidas.

Para terminar vou comentar a expressão: “tomar a sua cruz e seguir Jesus”. A cruz é a experiência mais universal do ser humano. Quem ainda não passou por ela vai acabar passando. São as dificuldades da vida: As perdas, as limitações, os desafios, as incompreensões e tantas outras coisas. A diferença está na companhia. Uma coisa é enfrentar a cruz só, outra coisa é caminhar com Cristo. Sua companhia torna o nosso sofrimento mais suave. A cruz de Cristo tornou mais leve as nossas cruzes. É mais fácil sofrer dividindo com ele o nosso sofrimento do que sofrer amaldiçoando a vida.  Pense nisso!

Imagem de bridgesward por Pixabay

Related

Crônicas 6055020984506227515

Postar um comentário

  1. Maravilhoso. Quanta verdade!
    Vivemos em uma sociedade consumista e acabamos sendo fruto do meio.
    Parabéns!
    Palavras sábias que nos faz pensar bem como estamos gastando nossa vida!

    ResponderExcluir
  2. Até onde e como vale viver. So por ti Jesus.

    ResponderExcluir
  3. Devemos ser capazes de dar nosso testemunho.

    ResponderExcluir
  4. Padre Geraldo Gabriel, Parabéns por este trabalho de evangelização lindíssimo,que o Sr.coloca nas redes sociais!Viver neste mundo é muito difícil,desafiador.Entre ricos e pobres,quanta competição!Mas quando colocamos Jesus na frente de tudo que vamos fazer e falar,onde assumimos nossa missão,nossa fé,estamos em condições de carregar nossa cruz e seguir Jesus.Porque temos certeza que se entregamos nas mãos de Jesus nosso problema.Ele resolve para nós,porque Ele é o caminho,a verdade e a vida.Devemos nos jogar nas verdades de Jesus,no coração do Mestre.E com resignação oferecemos a Jesus nossos sofrimentos aos sofrimentos Dele, rezando e pedindo a Jesus que nos alivia,na vontade de Deus.Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Como conhecemos pessoas assim , querem voltar atrás e não tem jeito, quanto gastamos com o que não nos cresce, não são necessários. Quantas vezes vivemos por capricho e no capricho.Viver humildemente é" pegar a cruz e seguir Jesus", mas como sentem dificuldades em fazer isto.Ai sim,se despojar de tanta coisa é pegar a cruz e seguir Jesus.Tem que ter muita coragem!!!

    ResponderExcluir
  6. Excelente texto. Faz-me pensar nas escolhas de todo dia... Escolher Cristo, com sua cruz é o melhor caminho! Embora os sofrimentos insistam na caminhada, com Cristo tudo torna-se leve...

    ResponderExcluir
  7. Particularmente eu não gosto de usar a.palavra renúncia. Prefiro usar escolha. Porque quando a gente escolhe alguma coisa a gente está naturalmente dizendo não a outra. Por esse olhar eu vejo a coisa ser mais "fácil" de aceitar, de carregar a Cruz, que passa a certo ponto ser também uma escolha, e a mais bonita de todas.

    ResponderExcluir
  8. Fico a pensar o quanto este evangelho é profundo ele fala sobre gastar a vida,escolhas, decisões, seguir Jesus ou não,abraçar a cruz.......perder ou ganhar a vida. A cada dia que passa temos menos vida pra gastar, ao final de cada dia estamos mais próximos do fim e não levaremos nada material, então o que nos resta pois não levamos nada.Fiz tudo errado? É hora de repensarmos a vida e começar a desapegar das coisas do mundo e buscar as coisas do alto e isso só se consegue abraçando a cruz juntamente com Cristo....vamos pensar.... enquanto ainda temos tempo. Obrigado padre pela linda reflexão.

    ResponderExcluir
  9. Linda kkkkkkkk cara de mamão macho eu amo estás reflexãos

    ResponderExcluir
  10. Para mim que sou idosa, faço uma avaliação da vida como dividida em ciclos. Acredito que deixamos para viver o mais importante ciclo que é o da espiritualidade, depois de bom tempo vivido. Explicando melhor esta minha análise de ciclos de vida, a da estruturação é a mais longa e pelejada: são os estudos a profissão as realizações e com o passar do tempo as valorização das distrações que a vida nos apresenta passa a ser substituida pelos reais valores, como a busca da espiritualidade mas sabemos que é sim dificil sair destes atrativos da vida mundana.
    Com certeza uma vida procurando a sintonia com Deus é mesmo o real sentido da nossa existência. Pena quando deixamos para depois de muitos ciclos vividos.

    ResponderExcluir
  11. Ótima reflexão!
    Penso que não precisamos nos abdicar de tudo que nos dê prazer para estar junto de Deus...
    Claro! Antes de tudo, agradecer a Deus por tudo que estamos tendo a oportunidade de viver por Sua vontade...
    Acredito no livre arbítrio: somos o que escolhemos ser...
    Estudamos para conseguirmos uma vida menos sofrível em todos os setores a que somos expostos. Exemplo: teremos direito a um melhor atendimento na medicina, se lançarmos mão das nossas possibilidades...
    Podemos viver em Cristo mesmo com nossas escolhas...

    ResponderExcluir
  12. Renunciar tudo pra seguir Cristo, parece loucura, mas salvaria todos nós de vários problemas. Não é isso que Jesus quer, temos que levar uma vida dentro dos mandamentos, e não gastar a vida com coisas insignificantes.

    ResponderExcluir
  13. Aceitar a vontade de Deus.
    ...A cruz de Jesus é maior ato de amor.
    Quando aceitamos a vontade de Deus sem reclamar, tudo fica mais leve.

    ResponderExcluir
  14. Aceitar a vontade de Deus.
    ...A cruz de Jesus é maior ato de amor.
    Quando aceitamos a vontade de Deus sem reclamar, tudo fica mais leve.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item