O que significa “Amar a Deus de todo coração”?

  Deus é muito simples. Para se ter uma ideia disso basta dar uma olhada no presépio. Nós, pelo contrário, gostamos de complicar as coisas. ...

 

Deus é muito simples. Para se ter uma ideia disso basta dar uma olhada no presépio. Nós, pelo contrário, gostamos de complicar as coisas. Já se escreveram livros e mais livros sobre Deus; já se criaram muitas religiões e surgiram muitos grupos com especialidades em Deus. Tudo seria mais fácil se compreendêssemos como São João Evangelista: Deus é amor!

Mas a palavra amor também ficou complicada. Dependendo do ponto de vista, por ter vários significados edificantes ou não. Então, vamos falar com exemplos:

Conheci uma senhora que Morava no Bairro Pe. Libério. Era Dona Avelina. Hoje já está no céu. Dona Avelina era cega. Apesar disso, não deixava de cumprir nenhuma de suas obrigações católicas: Ia à missa, contribuía com o dízimo, ajudava nas campanhas... Como ela fazia tudo isso, sendo cega? Fazia tudo isso, com a mão no ombro de Carlinhos, seu filho, seu anjo da guarda... Um dia me disse: Padre, Carlinhos são os meus olhos! Certa vez, quando Carlinhos adoeceu ela sofreu muito. De alguma maneira perdeu os olhos... Sempre achei muito bonito o que Carlinhos fazia pela sua mãe. Hoje ela está no céu. Que de lá possa conduzir o seu filho que ainda está entre nós e não tem saúde muito boa. Carlinhos, mesmo com suas limitações pode nos ensinar muito sobre amor!

Conheço ainda outro fato que irá me servir para falar de amor. Trata-se de Sr. Joaquim, morador do Bairro Santos Dumont, em Pará de Minas. Sr. Joaquim está idoso e meio adoentado. Mas, ainda leva Elaine, sua filha cadeirante, por todos os lugares. Elaine, atualmente, tem uma cadeira motorizada. Mas, antes disso o motor de sua cadeira eram os braços do seu pai! Nunca reclamou e estava sempre alegre vendo a alegria nos olhos de Elaine que, não consegue falar, a não ser com os olhos... Isso é grande prova de amor!

Dona Lurdes era uma mulher guerreira e muito trabalhadora. Ao final da vida ficou presa em uma cadeira de rodas. Em razão de sua doença, teve que amputar a perna. Sofreu muito mas nunca desprezou o rosário. Gastou muitas continhas do terço antes da doença e mais ainda depois dela. Com a doença da mãe, Marinilda ficou ainda mais apertada. Ela que já cuidava de tudo na propriedade passou a cuidar da mãe com um zelo sem igual. Na cama de Dona Lurdes os lençóis, de tão brancos, doía em nossos olhos. Com a ajuda das irmãs assumiu a mãe até seu último minuto de vida. O outro nome disso é amor!

Rosa Pimentel tem uma família bonita. Mas, por motivo de força maior veio a separar-se do marido. Sofreu muito com isso, mas jamais perdeu a fé. Um dia, o seu ex-marido foi para a cama e dela nunca mais se levantou. Rosa, o trouxe de volta e cuidou dele com o maior carinho do mundo. Sou testemunha disso. Deixou de sair de casa até mesmo para ir à igreja para não deixar o enfermo sozinho. Seu marido sofreu muitos anos com a enfermidade. Rosa se consumiu na dedicação a ele sem nunca reclamar. Contou muito com a ajuda dos filhos, netos e amigos. Mas, a carga maior ficou para ela. Depois da morte do marido passou a ajudar na Fazendinha de Recuperação, Maria Mãe dos Pobres. Que nome você daria para essa atitude da Rosa?

Dona Geralda, moradora da Vila Nossa Senhora Aparecida, hoje vive só. Mas, já teve uma casa cheia. Dona Joana, sua mãe morou com ela até o final da vida. Na velhice Dona Joana também ficou quase cega. Isso exigia muito de Dona Geralda. Para complicar as coisas, Lucas seu marido, também adoeceu. Dona Geralda não sabia qual dos dois deveria acudir primeiro. E como, em regra geral, os idosos ficam carentes, Dona Geralda tinha que administrar os ciúmes também. Às vezes um reclamava da atenção que ela dava ao outro... Chegava a ser cômico, ver Dona Geralda caminhar nessa corda esticada. E você acha que ela reclamava disso? Jamais! Com seu batonzinho vermelho e com um sorriso alegre no rosto tocava a vida segurando na mão de Deus. Dona Geralda é devota de Nossa Senhora Aparecida e sempre ajudou na Capela do Bairro. Isso também é amar a Deus de todo coração!

Como se pode ver, eu poderia desfilar com um milhão de bons exemplos que acontecem, todos os dias, debaixo do meu nariz. Não preciso viajar para longe para perceber santidade. Grande parte de meus paroquianos e amigos, me ensinam isso, todas as horas! Os exemplos, acima, serviriam para responder a pergunta feita a Jesus por um fariseu. Para colocar Jesus em dificuldades, perguntou-lhe, qual seria o maior mandamento da Lei. A resposta veio na hora: O maior mandamento é amar a Deus de todo coração e com toda a alma. O segundo é amar ao próximo como a si mesmo (Mt 22,34-40). Jesus nos ensinou que “amar a Deus com todo coração, implica em amar ao próximo como a si mesmo”. Alguns, simplesmente, extrapolam, pois acabam amando ao próximo até mais do que a si mesmo. Que Deus nos ajude a fazer o mesmo!

Imagem de truthseeker08 por Pixabay 

Related

Crônicas 5091592461528533582

Postar um comentário

  1. Fiquei muito comovida com cada vida contada sobre estas famílias que são realmente o Deus vivo no coração de todos temos que seguir este exemplo para que nós possamos encontrar tbm o Deus vivo na nossa vida e na vida de nossas famílias 🙏

    ResponderExcluir
  2. Que belo texto. Saber teorias sobre o amor, todos nós sabemos. Mas amar de verdade só o exemplo vai mostrar. Amemos, de coração e alma, com atos e gestos concretos.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre,conheci dona Avelina,conheço a Helaine e o senhor Raimundo.Gracas a Deus,tem muita gente que cumpre e respeita este mandamento da lei de Deus.Nem tudo está perdido,né padre? E graças a Deus que temos o senhor, que tem esta sensibilidade, de descer o olhar e ver as pessoas que muitas das vezes são passadas sesapercibidas pela sociedade,mas, que, para Deus valem muito. Isto é o que importa. Obrigada. Fátima.

    ResponderExcluir
  4. Quantos anjos santos temos ente nos, amor verdadeiro, obrigado padre por nos mostrar como ver esse santos e tentar amar como eles.

    ResponderExcluir
  5. São provas de um amor verdadeiro que só quem passa pela situação saberia dimensionar quão gratificada fica a alma servidora!!Feliz em retribuir o amor de Deus!!

    ResponderExcluir
  6. Pra mim e muito gratificante ver minha Rosa Pimentel ter sindo esse exemplo padre pra falar a verdade eu nunca vim um amor assim e nois 2 passavamos muito tempos juntas com ele sabe e sempre dizia a ela mae pode ir na igreja pode sair mas nao ela preferia ficar do lado um dia agente conversando eu disse pra ela mae a sr nao tem essa obrigação pois ela virou pra mim e me disse que ela o amava muito e que iria cuidar dele ate o final que ela era esposa dela tenho muito orgulho de filha de Rosa Pimentel

    ResponderExcluir
  7. Padre Gabriel como os seus vídeos tem me fortalecido neste momento. Acompanho todos os vídeos q o senhor posta. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde . Padre e a Cristina filha da Rosa Pimentel nossa que imensa alegria de hoje o sr falando da história de mamãe nois acordamos com os telefones cheio de mensagens de pessoas que ouviram o sr contar a história dela dado ela como o exemplo e Deus e tao bom padre que mamãe ta com depressão e eu tou acompanhando ela nos médicos e ai ela me ligou pedido pra me arrumar pra ela ver ai entrarei no blog tirei printe e mandei pra ela e logo hoje foi dia do pisiquiatra quando chegamos la nois encontramos uma pessoa que ajuda muita nossa paróquia nao lembro o nome dela pois ela olhou pra minha com os olhos cheios de lágrimas e disse assim Rosa a minha vontade era de te dar um enorme abraço so que eu sei que no momento nois nao podemos nus abraçar mas eu fiquei muito alegre de saber da pessoa que voce do seu amor incondicional e foi tao bom ver minha mãe sorrindo e dizendo que se o tempo voltasse ela faria tudo de novo a cada dia eu aprendo com o amor da minha pelas pessoas .Mas gracas a Deus o pisiquiatra achou ela bem melhor e eu também venho percebendo a cada dia a melhora dela e tenho fé padre que ela vai sim melhorar de tudo .Obrigada que Deus abençoe o sr muito e pode ter certeza que agente reza muito pro Sr que eu sei que ser pai de 3 e difícil agora imagina ser de milhares de paroquianos igual o sr é

    ResponderExcluir
  9. Estas são as pessoas que lavam suas vestes no sangue do cordeiro, como é bom saber que neste mundo atrapalhado nem todos estão perdidos. Que Deus nos conceda a graça da conversão verdadeira amem.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item