O homem do coração transpassado

  "Derramarei um espírito de graça e súplica   sobre a casa de Davi e sobre os moradores de Jerusalém e eles olharão para mim. Quanto à...

 


"Derramarei um espírito de graça e súplica  sobre a casa de Davi e sobre os moradores de Jerusalém e eles olharão para mim. Quanto àquele que transpassaram, chorarão por ele como se chora por um filho primogênito"... (Zc12,10-11;13,1)

Não poderia haver uma promessa mais consoladora do que essa, colocada por Deus, na boca do profeta, para um povo que sonhava com tempos melhores. Segundo ele, acontecerá uma efusão do Espírito Santo e uma transformação interior nos habitantes de Jerusalém e esse Espírito colocará todos os moradores na órbita de Deus. Essa “revolução” será resultante de alguém que aceitou ter o coração transpassado... A pergunta que nos vem à cabeça é inevitável. De quem o profeta estaria falando? Para muitos, naquele tempo, ele falava do messias. Para nós hoje, esse que teve o coração transpassado é Jesus que se ofereceu completamente na cruz pela nossa salvação.

Ter o coração transpassado é amar até ao limite pois, não existe maior prova de amor do que doar a própria vida! Muitos, hoje em dia, acreditam na força das armas, mas só o amor pode mudar o homem de dentro para fora! Daí podemos concluir que nosso mundo precisa mais de amor de que de armas!

O texto bíblico  chama a nossa atenção para um detalhe: O olhar! Olharão para mim... Precisamos olhar para Cristo. Olhar para ele com os olhos do coração já seria suficiente para nossa mudança de vida e de atitudes. Os planos de Deus são bem diferentes dos nossos. Nós costumamos acreditar nos fortes e cultuar os vencedores enquanto Deus veio até nós revestido de fraquezas. Não existe criatura mais frágil do que uma criança e foi esse o caminho escolhido por Deus para nos falar de sua grandeza. Na cruz não vemos uma demonstração de forças, apenas,  fragilidade. Agindo assim, Deus embaralha nossos conceitos. Ele vence perdendo enquanto nós, muitas vezes, perdemos quando vencemos... Enquanto queremos ganhar o mundo inteiro para nós,  Jesus se deu a nós por inteiro. Não reservou para si nem mesmo uma sepultura pois, a que ele teve foi emprestada. Com esse jeito de agir, o que Deus nos ensina? Ensina que nossa vida só tem sentido se for uma oferta para os outros. Viver de forma egoísta pensando apenas em si mesmo não combina com cristianismo.

Cristo morreu de braços bem abertos para salvar a todos. Ele não veio para salvar apenas um grupinho ou uma panelinha. "Para ele não há judeu ou grego, escravo ou livre, homem ou mulher..." Aliás, ele se fez escravo por amor. Na cena do lava-pés constatamos isso, ao vê-lo ajoelhado lavando os pés dos discípulos. Com esse gesto, nos ensinou o valor do serviço amoroso ao próximo.

Para ser discípulo de Jesus é preciso imitá-lo, abraçar a própria cruz e segui-lo. No mundo sempre encontraremos resistências se queremos viver uma religião autêntica. Se perseguiram ao próprio Cristo não é de se entranhar que também passemos por alguma forma de perseguição. Não dá para separar a cruz do seguimento. Mas, a cruz depois de Cristo deixou se ser apenas instrumento de provação para ser um passaporte para o céu.

O texto bíblico de hoje fala-nos de um homem do coração transpassado, mas eu queria lembrar também de uma mulher que teve sorte parecida. Trata-se de Maria, a Mãe de Jesus.  O velho Simeão lhe dissera: Você terá o coração transpassado por uma espada de dor! Ao ouvir tal profecia naquele dia, provavelmente, ela não entendeu o alcance dessas palavras. Só foi entender a dureza daquilo diante do calvário ao ver o seu filho inocente agonizando na cruz. Apesar de tamanha dor que só uma mãe saberia avaliar, ela de nada reclamou. Não entendia os planos de Deus mas, não duvidava de seu amor. Peçamos a Maria que nos ajude a aceitar aquilo que não conseguimos mudar e nos dê forças para mudar para melhor aquilo que está ao nosso alcance.

Para terminar esse texto gostaria de citar uma música que gosto muito: “Como La cigarra”, do argentino  Atahualpa Yupanqui. A cigarra volta a cantar mesmo depois de longo período debaixo da terra. Que tenhamos essa força e essa disposição!

Imagem em destaque: Imagem de Gerd Altmann por Pixabay 

Related

Reflexões 2836010835160014377

Postar um comentário

  1. Para seguir Jesus Cristo é preciso mais do que saber que ele é o Messias, mas colocá-lo no centro de nossa vida, dialogar com ele e amá-lo incondicionalmente.

    ResponderExcluir
  2. Gosto mt de suas reflexões Padre Geraldo Gabriel...
    Obg pir sempre compartilhar com nos

    ResponderExcluir
  3. "Deus embaralha nossos conceitos. Ele vence perdendo enquanto nós, muitas vezes, perdemos quando vencemos..." Maravilhosa reflexão!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item