Testemunho Cristão

 Sou fascinado com a figura de S. João Batista. Acho interessante que esse santo tenha conservado, entre nós, um rosto de criança. Não é ass...


 Sou fascinado com a figura de S. João Batista. Acho interessante que esse santo tenha conservado, entre nós, um rosto de criança. Não é assim, a figura do “santinho” que enfeita nossos mastros, no mês de junho? Às vezes, penso que, entre nós, esse santo foi sempre criança. Quem não se encanta ao ver suas faces rosadas e os cabelos encaracolados ao segurar uma ovelhinha contra o peito? De uma coisa tenho certeza. São João Batista, apesar de todo o vigor de seu testemunho e a coragem de seu profetismo, conservou sempre a pureza das crianças. Talvez, essa seja a maior beleza de todos os santos e santas.

João Batista era filho do sacerdote Zacarias e de Isabel. Pelo jeito, poderia gozar de prestigio e privilégios na sociedade de seu tempo. Mas, estranhamente, o encontramos no deserto, vestindo roupas de peles de camelos, alimentando-se com gafanhotos e mel silvestre.  Mais curioso ainda, é que as pessoas, e até as autoridades do seu tempo, o procurassem, no deserto, para ouvi-lo, e receber dele o batismo. João, gozava de grande popularidade entre o povo simples. Parece que as cidades daquele tempo não matavam a fome do povo. Havia um tipo de pão que só se encontrava no deserto… Talvez, o mundo não tenha mudado tanto! Mas, não sei se ainda temos disposição para ir aos desertos… No deserto João deu testemunho da verdade. Essa verdade tem nome: é Cristo. Não quis roubar a cena para si. Se auto definia apenas como “uma voz”. Voz que o vento leva… e leva um recado urgente: preparai os caminhos do Senhor!  Quando começaram a pensar que ele fosse Cristo, ficou nervoso e afirmou: Não sou digno nem de desamarrar as sandálias que ele calça. Em outra ocasião afirmou: convém que ele cresça e eu diminua…Bastaria observarmos essas atitudes para mensurar o tamanho de sua humildade. 

São João, realmente, devia ser uma pessoa encantadora! Caso contrário, não teria arrancado um baita elogio do próprio Cristo quando  perguntou aos seus discípulos: O que fostes ver no deserto? Uma cana agitada pelo vento? Não, completou. Não existe profeta maior do que João Batista! Depois dessa fala de Jesus, precisamos falar mais alguma coisa sobre S. João? Acho que não. São João foi dessas pessoas que sabe agir com retidão e humildade. Seu único amor foi para com Cristo. Certamente, por isso, teve a graça de batizar no Jordão o autor do batismo. Seu amor à verdade custou-lhe a cabeça. Todos sabem que ele foi decapitado no palácio de Herodes, simplesmente, porque disse a verdade.  Aquele que fora a voz da esperança no deserto teve a garganta cortada. A voz foi sufocada para dar lugar à Palavra que é Cristo. 

Que São João nos ensine a testemunhar nossa fé, ainda que as circunstâncias sejam ameaçadoras! São João Batista, rogai por nós!

Foto destaque: Congadeiros de São José da Varginha em torno da fogueira de São João na Comunidade de Cachoeirinha. - Arquivo Pessoal.

Related

Reflexões 5647263700763668454

Postar um comentário

  1. Realmente São João Batista nos ensina a sermos humilde com amor.Hoje se quisermos seguir o exemplo de São João Batista sufocarão também a nossa voz.São João Batista, rogai por nós!

    ResponderExcluir
  2. Que consigamos ser como João Batista, exemplo de humildade.

    ResponderExcluir
  3. ..."São João, realmente, devia ser uma pessoa encantadora! Caso contrário, não teria arrancado um baita elogio do próprio Cristo quando perguntou aos seus discípulos: O que fostes ver no deserto? Uma cana agitada pelo vento? Não, completou. Não existe profeta maior do que João Batista! Depois dessa fala de Jesus, precisamos falar mais alguma coisa sobre S. João? Acho que não. São João foi dessas pessoas que sabe agir com retidão e humildade. Seu único amor foi para com Cristo. Certamente, por isso, teve a graça de batizar no Jordão o autor do batismo. Seu amor à verdade custou-lhe a cabeça. Todos sabem que ele foi decapitado no palácio de Herodes, simplesmente, porque disse a verdade. Aquele que fora a voz da esperança no deserto teve a garganta cortada. A voz foi sufocada para dar lugar à Palavra que é Cristo. "...

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item