O Anjo do Senhor anunciou à Maria...

  Praticamente no mundo inteiro se ouve a saudação angélica. Trata-se de uma breve oração que é veiculada em quase todas as emissoras de rád...

 


Praticamente no mundo inteiro se ouve a saudação angélica. Trata-se de uma breve oração que é veiculada em quase todas as emissoras de rádios do Brasil, ao meio dia, ou as 18h. Ela relembra um fato principal do Cristianismo, ou seja, o anúncio do nascimento de Jesus. Ei-la na íntegra:

O Anjo do Senhor anunciou a Maria. - E ela concebeu do Espírito Santo. Ave Maria…

Eis a escrava do Senhor. - Faça-se em mim segundo a Vossa Palavra. Ave Maria…

E o Verbo de Deus se fez carne. - E habitou no meio de nós. Ave Maria…

Rogai por nós Santa Mãe de Deus. - Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos.

Infundi, Senhor, como Vos pedimos, a Vossa graça nas nossas almas, para que nós, que pela Anunciação do Anjo conhecemos a Encarnação de Cristo, Vosso Filho, pela sua Paixão e Morte na Cruz, sejamos conduzidos à glória da ressurreição. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

No tempo Pascal rezamos da seguinte forma:

Rainha dos céus, alegrai-vos. Aleluia! - Porque Aquele que merecestes trazer em vosso seio. Aleluia! - Ressuscitou como disse. Aleluia!

Rogai por nós a Deus. Aleluia! - Alegrai-vos e exultai, ó Virgem Maria. Aleluia!

Porque o Senhor ressuscitou, verdadeiramente. Aleluia!

Ó Deus, que na gloriosa ressurreição do vosso Filho, restituístes a alegria ao mundo inteiro, pela intercessão da Virgem Maria, concedei-nos gozar a alegria da vida eterna.

Por Cristo, nosso Senhor. Amém

A solenidade da Anunciação do Senhor é celebrada na Igreja Católica, aproximadamente, nove meses, antes do Natal. Trata-se de uma solenidade e, por isso, mesmo no tempo quaresmal, usa-se paramentos brancos na liturgia. Ela nos recorda o maior acontecimento de todos os tempos: Um abraço entre o céu e a terra! Naquele dia, o céu desceu e Deus esvaziou-se de si mesmo para vir morar conosco. E o Verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós! Chama nossa atenção a palavra “habitou”, pois ela denota uma presença permanente de Deus conosco. Ele não veio fazer turismo mas, habitou, armou sua tenda entre enquanto peregrinamos rumo à nossa morada eterna.

A Anunciação do Anjo mostrou-nos que Deus não quis habitar em um templo, por mais luxuoso que ele fosse, mas veio habitar o seio de uma virgem pobre e moradora de um lugar esquecido, Nazaré! Aquilo que não contava para os homens Deus colocou em primeiro lugar. A iniciativa foi dele. Escolheu uma casinha simples para habitar e uma jovem para ser a mãe de seu Filho. A iniciativa foi de Deus mas a concordância foi de Maria. Ela, cheia de graça, conforme a palavra do Anjo, deu o seu sim, de forma definitiva. Maria é a voz que se elevou dos grotões da humanidade para que Deus pudesse habitar entre nós. Esse seu sim lhe trouxe severas consequências. Ela foi a mãe de um filho rejeitado! Isso não é pouca coisa.  A partir do anúncio do Anjo, o vilarejo de Nazaré que não somava duzentos habitantes nunca mais foi o mesmo. Entrou para a história da salvação e tornou-se uma espécie de sobrenome de Maria.

Moisés, um dos grandes líderes do seu povo, não teve o privilégio de Maria. Ele viu Deus apenas pelas costas (Ex 33, 18ss), enquanto ela pode contemplá-lo, bem de perto, nas feições de seu filho.  Cheia de graça, tornou-se o primeiro sacrário de Jesus.

Aproximando-se de Maria o anjo lhe disse: - Alegra-te! Isso destoou das outras revelações bíblicas que, normalmente, diziam: - Não temas! Alegre-se Maria, pois chegou o momento prometido, terminou o tempo da longa espera. De você nascerá aquele que será chamado “Filho do Altíssimo”! Para além de todo temor a visita foi de alegria e Maria não pôs nenhuma barreira aos planos de Deus, mesmo não entendendo tudo o que significava aquela saudação. Com seu sim, deu-nos um grande exemplo. Da mesma forma devemos responder às solicitações de Deus.

Um dos maiores sonhos de todos nós é estarmos com Deus. Diz o Salmo: Melhor é um dia nos teus átrios do que mil em outro lugar; prefiro ficar à porta da casa do meu Deus a habitar nas tendas dos ímpios (Sl 84,11).  A partir da anunciação podemos afirmar que Maria já vivia essa alegria pois o Anjo lhe disse: O Senhor é contigo! Deus estava com Maria porque ela não saia de Deus! Ele já estava em seu coração antes mesmo do mistério de sua concepção virginal.

Após o pecado de Adão Deus veio à sua procura: Adão, onde estás? – Escondi-me, ele respondeu. (Gn3, 10). Ele se escondeu por ter se afastado dos planos de Deus. Em Maria, a humanidade sai do escondimento e se apresenta a Deus. Eis aqui, a serva do Senhor. Faça-se em mim segunda a tua palavra! E foi então, que aconteceu o maior de todos os acontecimentos: O VERBO DE DEUS SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE NÓS!

Amém, Aleluia!

Imagem de Karen .t por Pixabay

Related

Dai a César!

 Pensei em começar esse texto com o título: “O governo de Deus”! Mas, achei melhor desenvolver, um pouco, essa ideia, ao longo do comentário. Como é o governo de Deus? Será que Deus governa mesmo...

Sepulcros caiados!

 Para quem reconhece Jesus apenas como “Jesusinho paz e amor”, talvez, estranhem, um pouco, algumas de suas expressões, no Evangelho. Basta uma olhada no capítulo 23 de São Mateus para constatar ...

Farisaismo e sociedade de aparência

 Começo minha reflexão de hoje com uma recomendação de Jesus: “Tomem cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.”Lc 12, 1. Duas palavras dessa recomendação, feita por Jesus, merecem...

Postagem mais antiga Velhos amigos
Postagem mais recente Em bom português africano

Postar um comentário

  1. Que reflexão rica. Deu uma pausa para um momento de oração. Temos tanto a aprender com a Virgem Maria

    ResponderExcluir
  2. Este belo texto com oração de louvor é muito alentado. Interessante os projetos de Deus.
    Escolhe uma jovem mulher com seu noivo para formarem uma família, e um filho humano vai revolucionar a humanidade trazendo uma nova ordem, dificil de ser entendida até hoje, mas acredito quem quem quiser ver a face de Deus, terá que colocar em prática, os ensinamentos de seu filho Jesus.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon
:noprob:
:smile:
:shy:
:trope:
:sneered:
:happy:
:escort:
:rapt:
:love:
:heart:
:angry:
:hate:
:sad:
:sigh:
:disappointed:
:cry:
:fear:
:surprise:
:unbelieve:
:shit:
:like:
:dislike:
:clap:
:cuff:
:fist:
:ok:
:file:
:link:
:place:
:contact:

Vídeos

Mais lidos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item