Massa e meriba

Na bíblia, aparecem diversas vezes, os nomes de "Massa e Meriba". O leitor desavisado não percebe a intenção do uso de certa...


Na bíblia, aparecem diversas vezes, os nomes de "Massa e Meriba". O leitor desavisado não percebe a intenção do uso de certas palavras ou expressões. "Massa e Meriba" querem dizer "provocação e contestação". Esses nomes, então, falam por si. O nome de alguma pessoa ou lugar, muitas vezes, carrega uma longa história. 

O povo de Deus, saindo do Egito – terra da escravidão – em direção à terra prometida, teve que passar por diversas experiências. Nessas experiências, incluem o deserto. O deserto refere-se, a um tempo de dificuldades e provações. Foi no deserto que o povo de Deus aprendeu a ser livre. Aliás, não existe outra experiência melhor, para quem deseja arcar com os custos da liberdade. Foi no deserto que o povo de Deus recebeu a lei dada por Deus, através de Moisés. O "filho das águas" é que conduz o povo pelas securas da existência…

Como acontece com qualquer um de nós, o deserto foi um lugar de provação para Israel. Foi também o lugar das tentações enfrentadas por Jesus. Certamente, é o lugar de nossas tentações também. Fugindo do Egito, o povo sente sede e falta de comida. Apesar de já ter experimentado o amor de Deus, o povo fraqueja e maldiz a própria sorte. Reclama de Deus e de Moisés. Prefere às cebolas do Egito, à liberdade dos filhos de Deus (Números: 11, 5). Desesperado com as lamúrias do povo que, por pouco, não o apedreja (Êxodo: 17,4) Moisés reclama a Deus de sua situação. O contexto é de crise e o momento de escolhas. O povo provoca Deus e Ele faz o que não  gosta:  milagres sob encomenda! Aconselhado  por Ele, Moisés fere um rochedo com seu cajado e dali jorra um manancial de água para o povo. Resolvido o problema imediato, o povo acredita, novamente, em Deus até que venha uma segunda crise... Esse lugar onde Deus fez a água brotar do coração da pedra passou a ser chamado de "Massa" e "Meriba", ou seja, "provocação" e "Contestação". Massa e Meriba passaram, à partir daí, a significar muito mais que o nome de um lugar. Passaram a designar toda situação de falta de fé e de provocação a Deus.

Atualmente, muitas pessoas têm a fé movida a milagres. Como se não bastasse os grandes milagres cotidianos, tais pessoas pedem sempre sinais grandiosos para poderem acreditar. Massa e Meriba se parecem com nosso mundo que, apesar de tanta beleza, não desperta a fé no coração das pessoas.  Descrentes com tudo, acreditamos em falsos milagres, que prometem resolver nossos problemas imediatos. Deus passa a existir, para mim, no dia em que meu pai deixar o vício do álcool ou coisa desse tipo... Esse Deus  "customizado", está ao meu serviço e deve pagar minha conta de luz ou carregar minha sacola do supermercado... E ai dele se eu não for atendido do meu jeito!

É preciso lembrar-se, que os caminhos de Deus estão muito acima de nossos caminhos e que a vontade dele é sempre maior do que a nossa. Diante dele devemos curvar nossa cabeça e não exigir demonstração de milagres para que  possamos acreditar. A vida já é um grande milagre, o resto é lucro. Massa e Meriba lembram a falta de fé de um povo que estava sendo guiado por Deus, embora, ignorasse tal fato. Esse é um risco sempre atual: Ignorar a presença de Deus em nossas vidas...

Deus não resolve, para nós, aquilo que compete a nós mesmos resolvermos. Ele não é nosso parceiro de boteco e nem deve ser tratado, por nós, como tal. Os caminhos de Deus estão muito acima dos nossos. E o que Ele deseja de nós, nem sempre conseguimos entender. E é aí que acontece a fé. Caso contrário, seria razão e entendimento. Maria, a Mãe de Jesus e São José, também não entenderam tudo o  que Deus queria deles. Mas, souberam, melhor que ninguém, dizer sim, aos planos de Deus. Pense nisso!

Imagem de Free-Photos por Pixabay 

Related

Crônicas 6586222863737183838

Postar um comentário

  1. Parabéns! Muito bom. Vou inspirar-me neste belo texto para minha reflexão! Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns linda reflexão basta a nós saber usa_la Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  3. Padre Geraldo como são gratificante suas homilias eu escuto todos os dias à palavra de Deus com senhor muito obrigado pelo ensinamento de todos dia sou de Esmeraldas, obrigado por tudo

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! Belíssimo!Temos que permanecer sempre em orações para não deixarmos vencer pela nossa falta de fé.Espirito Santo o fortaleça sempre para que continue nos evangelizando. Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Bela Reflexao...Sempre passamos Provacoes em Nossas Vidas nem por isso desanimo e Desacredito de Deus ...Mas essa Reflexao hoje caiu como uma luva para meu Marido que esta desmotivado...desanimado com os colegas de Trabalho...Li para Ele 🙏👏 a Vida nao e so mar de rosas ...nem todo mundo e Amigo (principalmente colegas de servico) So De Acordar com Saude Ja e Um Milagre ,Temos que agradecer Todos os dias a Deus ,🙏

    ResponderExcluir
  6. Belos ensinamentos. Obrigada Padre!

    ResponderExcluir
  7. É como diz pe Zezinho, o homem se esvazia e no vazio duvidam de Deus. deveríamos ter esta ambição de Pedro de estar sempre grudado no Senhor sem esquecer é claro das nossas obrigações de cristãos.

    ResponderExcluir
  8. Que bela reflexão! Ela me faz pensar em quantos milagres acontecem em minha vida e quanto devo ser grata a Deus por isso. Meu Senhor e meu Deus, obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Belíssima reflexão Padre Gabriel. Fico com esta: "É preciso lembrar-se, que os caminhos de Deus estão muito acima de nossos caminhos e que a vontade dele é sempre maior do que a nossa. Diante dele devemos curvar nossa cabeça e não exigir demonstração de milagres para que possamos acreditar."

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item